Cafés tradicionais atraem no 2º SP Coffee Week; algumas desapontam

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O evento SP Coffee Week, em sua segunda edição na cidade de São Paulo, ocorreu do dia 17 de fevereiro ao dia 2 de março de 2014. Durante estes dias, cafeterias, bares, docerias e afins fizeram promoções, degustações gratuitas e combos específicos para o período, dedicando-se em cafés nacionais e produtos derivados diferenciados. Participaram nesta última edição 48 casas, representando ao menos uma região da metrópole, e o Portal de Jornalismo esteve presente em algumas delas.

O Coffe Lab, na Vila Madalena, por exemplo, disponibilizou um teste com cinco perguntas sobre o café, e quem acertava todas ganhava na hora uma latinha de café e concorria a uma vaga no curso Café Caseiro.  Já o Santo Grão (rua Oscar Freire) ofereceu degustações gratuitas para os seis primeiros que mandassem uma solicitação por e-mail.

De todas as cafeterias e docerias visitadas pelo portal, três apresentaram desorganização e despreparo para atender ao evento. Em uma doceria focada em chocolates, na rua Haddock Lobo, centro, cardápios estavam com preços desatualizados e muitos de seus produtos não possuíam todos os ingredientes citados, incluindo produtos participantes da SP Coffee Week. Na cafeteria participante do shopping Market Place, encontramos funcionários mal informados sobre o evento, com pouca noção sobre combos especiais e promoções. Já em uma cafeteria no bairro do Itaim Bibi, que apresentava horário de funcionamento até às 20h de segunda a sexta, estava fechada sexta-feira às 18 horas. Ambas não apresentavam produtos diet e pouca variedade light.

Por outro lado, uma doceria na rua Canário, no bairro Moema, extremamente organizada, possuía vallet (por estar localizado num bairro movimentado), grande variedade de produtos, tanto doces como salgados, perfeitos para acompanhar produtos à base de café criados para a Coffee Week. Com preços acessíveis, ainda contava com cardápio inglês/português, mostrando preocupação com turistas que já começam a chegar para eventos como a Copa do Mundo, evento internacional que ocorre em todo o país em junho deste ano.

Em sua primeira edição, o SP Coffee Week, que aconteceu entre os dia 19 e 31 de agosto de 2013, contou com 22 cafeterias e o objetivo foi o mesmo: valorizar o café brasileiro.

  Beatriz Medaglini e Thayane Matos (1º semestre)