Blind Test avalia preferências dos consumidores

Rafael Simões – (4º semestre)

No ultimo dia 02 de abril, foi realizado na ESPM-SP, campus Álvaro Alvim, a 5ª edição do Blind Test, organizado pelo professor Jimmy, é realizado pelos alunos ao longo do começo do semestre, dentro da disciplina de Marketing II e consiste na realização de uma pesquisa para avaliar atributos e preferências dos consumidores em relação a alimentos e bebidas. Os alunos investem na produção de stands, como decoração e divulgação, e nos próprios produtos a serem consumidos pelos convidados.

São encontrados ao longo das quadras da faculdade alguns dos mais variados produtos, como creme de avelã, refrigerante de laranja, geleias, torradas, iogurtes e muitos mais. A seleção do produto é feita pelo professor responsável da disciplina e a apresentação, feita pelos alunos, é essencial para chamar a atenção daqueles que frequentam o Blind Test.

São cerca de 70 stands que refletem o esforço e a criatividade dos estudantes. São escolhidas três marcas de cada produto para cada stand, sem embalagens ou identificação de marca, verificando a preferência do consumidor e a avaliação de atributos relativos aos produtos que são testados em seus diferentes aspectos (cheiro, gosto, aparência, textura, etc).

Após a pesquisa, onde são realizados em média 100 provas em cada stand, os grupos tabulam os dados e geram relatórios com resultados das pesquisas. Por fim, a Área de Marketing consolida as informações e divulgam para a imprensa, dando visibilidade externa para o evento.