Bites promove conversa com estudantes sobre jornalismo local

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Diretor executivo da Bites, Manoel Fernandes. Foto: Bianca Marcondes.

Texto e fotos: Bianca Marcondes e Eloá Fernandes (1º semestre)

 

No dia 13 de maio de 2025, a ESPM-SP sediou o evento “O valor estratégico da mídia regional e local para as marcas”, promovido pela empresa Bites em parceria com a Agência Mural. Voltado aos estudantes de Jornalismo da instituição, o encontro reuniu especialistas da comunicação para debater o papel do jornalismo regional, local e hiperlocal na construção de estratégias eficazes de comunicação e reputação para marcas e figuras públicas.

A abertura foi conduzida por Manoel Fernandes, diretor executivo da Bites, que apresentou a trajetória da empresa e sua metodologia baseada em dados. A Bites utiliza ferramentas de mapeamento do Google para analisar tendências de busca e hábitos de consumo, além de monitorar citações sobre os jornalistas mais influentes do país. Fernandes destacou que a atuação conjunta entre a mídia regional e a grande imprensa é essencial para uma comunicação mais eficiente. “Hoje há uma concentração excessiva na mídia mainstream, enquanto os veículos locais são esquecidos. O necessário é o equilíbrio”, afirmou.

Na sequência, Fernandes convidou Eduardo Ribeiro, diretor do portal Jornalistas & Cia, e Felipe Patury, sócio da FPA Posicionamento e Estratégia em Comunicação, para aprofundar a discussão sobre a valorização do jornalismo local. Ribeiro ressaltou que os investimentos que antes sustentavam o jornalismo migraram para o ambiente digital, especialmente para as big techs. “O jornalismo é, talvez, uma das atividades mais civilizatórias que temos. Investir em jornalismo é investir em cidadania, justiça e ética”, declarou.

Patrícia Abreu, diretora de Comunicação da Entidade Administradora da Faixa (EAF), compartilhou um case sobre a comunicação regional durante a desocupação da faixa de 3,5 GHz para a implementação do 5G em mais de 5 mil cidades brasileiras. Ela enfatizou a importância da análise de dados para uma mídia mais inclusiva: “Adaptamos a linguagem porque pesquisamos, interagimos com o público. Buscamos entender cada grupo social, pois nem todos pensam da mesma forma”.

O evento foi encerrado com o painel “A credibilidade e as audiências de um novo jornalismo”, mediado pelo professor Antônio Rocha Filho, da ESPM-SP. Participaram do debate Bianca Pedrina (Nós, Mulheres da Periferia), Anderson Meneses (Agência Mural) e Thiago Borges (Periferia em Movimento e Território da Notícia). Pedrina destacou a dificuldade que marcas ainda têm em reconhecer o jornalismo independente como legítimo: “Esse desafio está muito atrelado a entender o jornalismo local, regional, de gênero, raça e território como um jornalismo de qualidade e credibilidade. As marcas ainda priorizam quantidade em vez de qualidade”.

Por fim, Anderson Meneses anunciou o lançamento do projeto Mural Local, que visa ampliar a presença da Agência Mural em diferentes regiões da capital paulista. “A partir dos conteúdos produzidos em cada território, vamos ter uma pessoa que entrará em contato com os comerciantes locais para que conheçam o trabalho da Mural e possam financiar nosso jornalismo. Ao mesmo tempo, vamos divulgar as ações desses comércios por meio de publicidade”, explicou.