Bibliotecas da ESPM homenageiam Dia do Jornalista

A exposição ficará montada entre os dias 1 e 8 de abril e os estudantes poderão realizar empréstimos das obras selecionadas.

Share

Acervo da exposição pode ser retirada por empréstimo pelos estudantes. Foto: Guilherme Paiva

Texto e fotos: Guilherme Paiva e Stella Lima (1º semestre)

Em homenagem ao Dia Nacional do Jornalista, comemorado dia 7 de abril, as bibliotecas da ESPM montaram uma exposição de livros escritos por jornalistas nos campi de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A exposição ficará montada entre os dias 1 e 8 de abril e os estudantes poderão realizar empréstimos das obras selecionadas.  

A seleção de livros tem o intuito de celebrar a dedicação, o comprometimento e a ética que envolvem a profissão e o fazer jornalístico. Dentre as obras disponíveis, encontram-se autores como Caco Barcellos e Daniela Arbex, figuras renomadas na profissão.  

Regiane Mello, bibliotecária da ESPM-SP, afirmou que as exposições servem para divulgar o acervo da biblioteca para os estudantes. “Nós fazemos exposições como essa para divulgar o nosso acervo sobre o tema. Seguindo nosso planejamento, nós vamos fazer mais mostras como essa seguindo datas importantes ou que tenham relação com os cursos da ESPM’’. Regiane também falou que datas como o Dia Mundial do Livro, celebrado ao final do mês de abril, e o Dia do Jurista, celebrado dia 8 de agosto também serão contemplados com exposições na biblioteca.  

Dia do Jornalista 

O Dia nacional do Jornalista foi criado em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A data honra a memória do médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, que se consolidou como uma figura que contribuiu para o fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.   

Segundo uma pesquisa realizada pela ABI em 2021, existem 38.926 jornalistas no Brasil. A previsão é de que esse número aumente nos próximos anos.