Bairro sedia Igreja Messiânica Mundial de São Paulo

Por conta de reformas na sede principal, entidade funciona provisoriamente na rua Otonis. Foto: Juliana Marques

Share

Por conta de reformas na sede principal, entidade funciona provisoriamente na rua Otonis. Foto: Juliana Naomi

“O Johrei, embora tenha um aspecto religioso e espiritualista, é reconhecido pelo OMS como um método alternativo de contribuição à saúde desde o ano de 2000”, diz Ministro Anderson, responsável pelo Johrei Center, sediado na Vila Mariana.

A frequência diária de atendimentos aos visitantes do Johrei Center é de cerca de cem pessoas (80 membros e 20 frequentadores), sendo pelo menos 60% residentes da região. Novos membros são majoritariamente jovens, enquanto os “pioneiros” são pessoas com pelo menos 30 anos de ensinamentos messiânicos. Em cultos mensais, o público chega a 250 pessoas.

Além disso, existe o chamado Solo Sagrado, a idealização do Paraíso Terrestre que se aproxima do Mundo Divino. No Brasil, o Solo Sagrado é encontrado na margem da represa de Guarapiranga, a cerca de 35 km da capital. Alternativas de como chegar estão no site.

Histórico

Segundo publicado na homepage da entidade, a Igreja Messiânica Mundial foi fundada em janeiro de 1935 por Mokiti Okada, em Tóquio, no Japão. Okada, conhecido como Meishu-Sama, idealizou uma doutrina inspirada no altruísmo e no espiritualismo.

As Colunas de Salvação (Johrei, Agricultura e Alimentação Natural e o Belo) têm por objetivo guiar o caminho para a verdadeira salvação e eliminar aqueles que são considerados males sociais: doença, pobreza e conflito.

O Johrei remete ao espiritualismo: É a transferência de energia espiritual, sendo um messiânico qualificado o canal para esta purificação do espírito. A coluna Agricultura e Alimentação Natural refere-se à saúde e à alimentação equilibradas. O Belo, uma inspiração da cultura japonesa, considera que o bem-estar do espírito pode ser alcançado por meio de ações ligadas à beleza e cultura.

No Brasil, a prática messiânica teve sua difusão em novembro de 1954, mas apenas em agosto de 1955 foi oficializada. Em 1962, foi fundada a primeira sede provisória da Igreja Messiânica no Brasil, onde fora realizado o primeiro Culto do Paraíso Terrestre. A sede paulista, na Vila Mariana, está localizada na rua Capitão Macedo, 567, e sua área administrativa fica na rua Morgado de Matheus, 77. Por motivo de reformas, uma sede provisória encontra-se em funcionamento na rua Otonis, 114.

Para mais informações, acesse o site da instituição.

Juliana Naomi (2° semestre)