Bairro que recebeu o primeiro núcleo do Palmeiras, Vila faz parte da história do clube

Local da antiga sede do time, que hoje dá lugar a um hospital. Foto: Otávio Cintra

Em agosto de 2014, a Sociedade Esportiva Palmeiras completou 100 anos de história. A primeira sede do clube era localizada na Vila Mariana, bairro da zona Sul de São Paulo. O fato, entretanto, é pouco conhecido por grande parte dos torcedores do Palmeiras e de outros times.

Atualmente, na rua Major Maragliano, 54, antigo endereço da sede, encontra-se o Centro de Atenção Integrada à Saude Mental, que substituiu o antigo Hospital Psiquiátrico da Vila Mariana.

Marcelo Bonora, 47, influenciado pela família na escolha de seu time de coração, é palmeirense desde criança e destaca a importância do caso para o bairro. “Eu acredito que é um fato muito importante para a Vila devido à concentração de imigrantes. A região conta e contava com muitos descendentes de italianos, ainda mais durante a época do surgimento do clube”.

Embora trabalhe na Vila, Bonora desconhecia o fato e se mostrou animado e surpreendido com a informação. “Foi uma surpresa muito agradável, já que eu adoro o a Vila Mariana. Fico feliz em saber que o Palmeiras surgiu num bairro tão legal”, declara.

Giovanna Lunardelli, 18, palmeirense fanática e estudante da ESPM, tinha uma ideia do primeiro núcleo do clube, mas não sabia que era tão próximo à faculdade onde estuda. “Sabia vagamente que o Palmeiras tinha tido sua primeira sede na Vila Mariana, pois havia lido isso em um livro. Porém, não sabia que era tão perto da ESPM e que eu passava ali por perto todos os dias”, diz.

Ademais, Giovanna acredita que, dessa forma, o bairro entra para a história do clube, já que o abrigou por dois anos. Atualmente, a sede do Palmeiras se localiza em Perdizes, na rua Turiassu, 1840.

Passado e presente

Fundado em 1914 com o nome de Palestra Itália, o Palmeiras tem origem italiana. Conquistou seu primeiro título no fim de 1920, em cima do Paulistano. Foi também, o primeiro clube a representar o Brasil em um amistoso contra o Uruguai, goleando por 3×0, em 1965.

Ademir da Guia jogou pelo Palmeiras entre 1962 e 1977 e tem o apelido de Divino pela sua extrema técnica. Com um busto de bronze no estádio Allianz Parque em sua homenagem, ele vestiu a camisa alviverde em 901 oportunidades. Outros jogadores também se destacam na história do clube.

Evair, que jogou entre 1991 e 1994 e em 1999, foi responsável pelo gol que colocou fim a um jejum de 16 anos sem títulos, em 1993, em cima do arquirrival Corinthians. Campeão da Libertadores, Evair é considerado até hoje o camisa 9 da história do Palmeiras.

Edmundo, que jogou entre 1993 e 1995, virou ídolo graças à raça mostrada e pelos seus gols. Apelidado de Animal por seu jeito polêmico, voltou em 2006 e ficou até 2007.

Marcos é o maior ídolo da história recente do clube. Lembrado principalmente pelos milagres que fez nas duas Copas Libertadores, em 1999 e 2000, eliminando o Corinthians em ambas. Declarou que virou ídolo quando recusou uma proposta de 45 milhões de reais do Arsenal (ING), quando o Palmeiras foi rebaixado, em 2002, e preferiu ficar no time. Aposentou-se com 530 jogos pelo clube.

Se o Palmeiras foi considerado o campeão do século XX, o mesmo não se pode dizer do século XXI. Com dois rebaixamentos em dez anos (2002 e 2012), o clube encontra-se novamente em situação delicada no Campeonato Brasileiro e corre risco mais um rebaixamento.

Rodrigo Tucci e Thomas Aoki (2° semestre)