Alunos de Jornalismo da ESPM-SP realizam cobertura das Olimpíadas

Já pensou na cobertura do maior evento esportivo do mundo feita por alunos? Essa é a proposta do Cobertura Olímpica, o mais novo e ambicioso projeto do curso de Jornalismo da ESPM-SP, idealizado pelos professores Patrícia Rangel e Daniel Ladeira. O projeto envolve principalmente as transmissões em rádio, ao vivo, dos principais esportes olímpicos, mas outras áreas como edição e programas criados pelos alunos, por exemplo o “Em busca do ouro”, que analisa jogos e o quadro de medalhas, também são destaque.

Segundo Daniel Ladeira, a cobertura é uma excelente oportunidade aos alunos: “acho uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem a cobertura de um grande evento, pois é uma experiência que os prepara para o mercado de trabalho com outras dinâmicas, como o gerenciamento de escalas e a pressão de vários acontecimentos simultâneos”. Para Patrícia Rangel, de um evento como este pode surgir uma nova ideia para o jornalismo: “Sou professora há mais de 10 anos e nunca fiz um projeto como esse, mas tenho percebido grande interesse dos alunos. É uma oportunidade também para pensar a renovação do jornalismo esportivo”.

É necessária muita disposição dos jovens jornalistas para encarar o desafio, pois os alunos assumem diferentes responsabilidades como narradores, comentaristas e produtores. São cerca de 30 espmanos dedicados 8h por dia, em sistema de rodizio para a cobertura.
O projeto também tem como objetivo apresentar aos alunos, na prática, como funciona o dia-a-dia da cobertura de grandes eventos, e todo o trabalho árduo que envolve as Olimpíadas.

Luiz Felipe Mendes, 2º semestre de jornalismo, é repórter no projeto. De acordo com ele, a hora de errar é agora. “Acho muito legal a gente ter essa oportunidade de errar antes de ir para um grande veículo”.

Acompanhe o Cobertura Olímpica pelo site, e acesse os links para as transmissões de rádio ao vivo, podcasts de programas anteriores, além de algumas matérias em texto e vídeo. Acesse também o link da rádio ESPM (radio.espm.br).

Thaís Haupt (4° semestre)