Julia Candiani apresenta sua pesquisa no SEMIC. Foto: Cecília Carrilho
Cecília Carrilho (4º semestre)
No dia 25 de outubro, a ESPM realizou o 13º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC-ESPM) na ESPM TECH. Com entrada gratuita, o evento reuniu a comunidade acadêmica para compartilhar e debater o conhecimento gerado nas pesquisas desenvolvidas pelos estudantes da instituição.
O SEMIC-ESPM é um evento anual que destaca os trabalhos dos alunos do PIC-PIBIC ESPM. Este ano, a programação apresentou uma diversidade de pesquisas de cursos como Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Jornalismo, Design, Direito e Administração, abordando temas contemporâneos e de grande relevância social.
Os participantes do evento acompanharam apresentações sobre temas como: a representação das mulheres no cinema, as relações de classe no entretenimento brasileiro, a cobertura jornalística de eventos marcantes relacionados a questões raciais, de gênero e de meio ambiente, além da produção de notícias durante as eleições de 2022, entre outros assuntos.
Entre os pesquisadores do evento, está Julia Candiani, que apresentou sua pesquisa intitulada “Educação Midiática: implementação e desenvolvimento de atividades e conteúdos do campo jornalístico-midiático no Ensino Médio em São Paulo”. Para Julia, o SEMIC foi um marco na sua trajetória acadêmica: “A apresentação do PIC foi, para mim, um momento de grande alegria e muito aguardado. Esse evento representa uma mistura intensa de emoções e a sensação de dever cumprido, após tanto tempo de dedicação”.
A estudante ainda ressaltou o impacto pessoal da experiência. “O PIC promove um crescimento não só acadêmico e profissional, mas também pessoal, que proporciona um novo olhar para temas do cotidiano, mostrando o quanto um estudo aprofundado pode ampliar nossa visão de mundo”, disse Julia.
Outra pesquisadora é Laura Margutti, que apresentou o PIC “‘Gloriosa Glória’: questões de raça e gênero na cobertura da morte de Glória Maria”, e foi agraciada com o Prêmio ESPM Sustentabilidade, Diversidade e Cidadania pela pesquisa.
“O espaço para debate de temas diversificados é necessário para qualquer profissional, e após mostrar os dados que investiguei, apurei e o trabalho de redação, posso dizer que me sinto mais jornalista”, contou Laura. Para ela, o SEMIC também foi uma oportunidade de mostrar seu esforço à família: “A oportunidade de trazer minha família para prestigiar algo que passei tanto tempo estudando é significante e reparadora.”
Patrícia Margutti, mãe de Laura, compartilhou a emoção ao ver o desenvolvimento acadêmico da filha. “Uma iniciação científica premiada com 20 anos? Essa é minha filha! O orgulho que tenho dela e de tudo que ela é, e faz, não tem como mensurar. Foi muito merecido este reconhecimento. Meu coração de mãe agradece muito por isso, e sempre fica muito feliz com todas as conquistas dela”, declarou.
A programação do seminário incluiu credenciamento, uma abertura oficial, sessões de apresentações orais, um coffee break e o encerramento com a premiação dos melhores trabalhos. Estudantes, familiares e professores participaram para celebrar as conquistas acadêmicas, aproveitando a oportunidade para trocar experiências e se inspirar nas reflexões apresentadas.
Veja abaixo galeria de fotos do SEMIC: