Simpósio de Mestrado na ESPM-SP debate o jornalismo multiplataforma

Prof. Doutor José Roberto Whitaker Penteado, Diretor-Presidente da ESPM, abre o II Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma. (foto: Edson Capoano)

Por Helena Lara e Giovanna Spilborghs

O Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) promoveu o II Simpósio Internacional “Jornalismo em Ambientes Multiplataforma” nos dias 21 e 22 de novembro, no Campus da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). O evento recebeu alguns convidados ilustres, como o jornalista Ariel Palacios (Globo News/Buenos Aires), Carla Jiménez (diretora do El País/Brasil), Leonardo Stamillo (diretor editorial do Twitter na América Latina) e as professoras da ECA/USP Elisabeth Saad e Dulcilia Buitoni. O simpósio promoveu mesas de trabalho com os seguintes temas: Novos negócios em jornalismo; Desafios do jornalista no século XXI; Tecnologias digitais aplicadas ao jornalismo; e Narrativas jornalísticas.

Ênio Moraes, da comissão organizadora do evento, conversou com o Portal de Jornalismo, explicando o que foram os dois dias de debate: “a ideia é reunir professores, pesquisadores e alunos de programas de mestrado que trabalham essa questão, que é muito contemporânea do jornalismo, e discuti-lo nas multiplataformas do ponto de vista do olhar internacional.”  Moraes completou dizendo que a expectativa para o evento era muito positiva e se cumpriu. “Tivemos mais de 60 trabalhos apresentados nesses dois dias, além de duas mesas de congresso com convidados nacionais e internacionais.”

A primeira edição do Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma foi realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, ano passado, em 2015.