Edição deste ano terá 56 horas de atividades distribuídas em trilhas simultâneas de workshops e painéis – Foto: divulgação
Raphael Maudonnet, Cauê Mello e Breno Moraes – 2º Semestre
Nos próximos dias 18 e 19 de novembro de 2023, no campus “Álvaro Alvim” da ESPM-SP, ocorrerá a oitava edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br). Organizado pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, o evento se consolida como o epicentro do jornalismo de dados na América Latina.
Na programação deste ano -com diversas novidades em relação às edições anteriores- destaca-se a comemoração dos 10 anos da Rede de Conhecimento Livre no Brasil (Open Knowledge Brasil) e a Cerimônia de entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. As comemorações ocorrerão no domingo, das 14h30 às 17h00.
Antes disso, o destaque no dia 18 será o painel de Amanda Rossi, Daniel Suárez Pérez e Jorge Reyes, que tratará sobre dados e evidências em investigações de direitos humanos. Com moderação de Verónica Goyzueta, professora de Jornalismo da ESPM-SP, o workshop ocorrerá das 9h30 às 11h00.
Outro destaque do dia é o workshop de trilhas práticas, abordando desde a criação de mapas até investigações sobre (in)justiças algorítmicas, com Valentina Kurkdjian Teixeira e Mariana Morais, das 15h45 às 17h15.
Já no domingo, dia 19, um dos workshops mais aguardados é o de Inteligência Artificial e OSINT (termo usado para descrever inteligência gerada através dados disponíveis) para investigar Fake News no YouTube e Telegram. O painel contará com a presença de Beatriz Farrugia, Daniel Suárez Pérez e Esteban Ponce de León, das 9h00 às 9h30.
O preço dos ingressos varia entre R$150 (meia entrada) e R$300 (completa). Outra opção de ingresso é o Coda + Membresia, em que o comprador ganha um ano de participação no programa de membership. Todos os ingressos dão direito a entrada nos dois dias do evento.
Os membros do programa têm a vantagem de adquirir ingressos com desconto. Além disso, bolsas de diversidade serão disponibilizadas para pessoas que fazem parte de minorias sub-representadas nas áreas de tecnologia e de comunicação.
História e objetivos
Desde sua primeira edição em 2015, o Coda.Br atraiu uma comunidade diversificada, reunindo 48 palestrantes internacionais de 17 países e centenas de profissionais e especialistas brasileiros.
O propósito fundamental do Coda.Br é a junção do jornalismo de dados com métodos digitais, através da troca de conhecimento e de experiências dos participantes. Com palestrantes de renome internacional, como Aron Pilhofer, Átila Iamarino, Cecília Olliveira e Patrick Ball, entre outros, as edições anteriores destacaram a importância do evento no cenário global.
A oitava edição do Coda.Br promete superar expectativas, trazendo à tona discussões sobre justiça, mudanças climáticas e dados para investigações de direitos humanos. Com uma abordagem prática, o evento oferecerá oficinas “mão na massa”, explorando temas como inteligência artificial, uso do ChatGPT, automatizações no jornalismo, gênero, raça, desigualdade, eleições, mapas e geodados, além de diferentes linguagens de programação.
Totalmente realizada de forma presencial, a programação do Coda.Br terá 56 horas de atividades distribuídas em trilhas simultâneas de workshops e painéis, com diversos convidados internacionais e sessões de apresentações relâmpago. Um dos destaques vai para o espaço Gugu-Dadados, que oferecerá ambiente dedicado crianças e bebês, enquanto os seus responsáveis estiverem nas dinâmicas do evento.
SERVIÇO – (Coda.Br)
8ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais
QUANDO – 18 e 19 de novembro
ONDE – Campus “Álvaro Alvim” da ESPM-SP (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana)
INSCRIÇÕES – coda.escoladedados.org