Labfor e Revista Plural desenvolvem avatares em experiência inovadora

Share

O conceito de avatar, atualmente, vai muito além de um simples boneco virtual com as mesmas feições de seu criador – ou das criaturas azuis mais famosas do cinema. Os avatares podem, por exemplo, ser dispositivos facilitadores de relações pessoais, políticas e econômicas, pelo fato de protagonizarem o Metaverso, um universo de realidade digital que simula e virtualiza as nossas vidas.

Pela relevância, a equipe do Laboratório de Formatos Híbridos (LabFor) escolheu os avatares para trazer cor e personalidade às páginas desta edição Revista Plural, dedicada à tecnologia 5G. Quando o tema “A vida em 5G” foi apresentado, logo surgiu a ideia para um projeto interativo e tecnológico. Por que não criar bonecos virtuais de cada uma das pessoas da redação? A partir daí, o projeto ganhou vida rapidamente e os avatares foram elaborados.

O primeiro deles, a Pluralzinha, dedicada à editora da revista, Cláudia Bredarioli. A plataforma (Ready Player Me) permite que detalhes como o corte de cabelo ou o formato da boca sejam ajustados, a fim de que o desenho se aproxime ao máximo da realidade.

Encaminhados para a conclusão, os alunos do LabFor utilizaram o Photoshop para editar, recortar e separar os bonecos, o que os levou ao formato que vemos nestas páginas. Outros aplicativos possibilitam as mesmas produções, e um deles, inclusive, ganhou projeção recentemente nas redes sociais e chamou a atenção de todos pela qualidade dos avatares.

O maior objetivo do projeto, além de associá-los ao tema principal da revista, foi criar uma assinatura individualizada para cada autor da redação, com seus traços e particularidades, para deixar bem a “cara” deles.

Neste vídeo está parte da equipe LabFor – no quase metaverso.