Na sexta-feira, 17 de agosto, o professor do curso de Jornalismo da ESPM, Antonio da Rocha, ministrou uma palestra para os alunos da faculdade. Ele falou sobre a sua experiência na cobertura da Olimpíada de Londres para o jornal Agora São Paulo, do Grupo Folha. A palestra, em tom informal, ocorreu no Áuditório Renato Castelo Branco e teve aproximadamente duas horas de duração.
O professor, que já havia coberto duas Copas do Mundo (Alemanha, 2006 e África do Sul, 2010) e uma Olimpíada (Sydney, 2000), explicou aos alunos que seu trabalho se concentrou no futebol, mas que também acompanhou eventos de outros esportes. “Procurei atrair os leitores de maneira diferente para a mesma notícia”, disse, observando que é importante que os veículos transmitam um mesmo assunto de forma própria.
O desafio de cobrir um evento desse porte foi, segundo ele, muito grande. No entanto, “a emoção de participar de uma Olimpíada era uma motivação”. Rocha ainda comentou que a rotina da cobertura era desgastante e que a jornada diária costumava chegar a 12 horas. “Dependendo dos eventos do dia, poderiam ser 15 ou 16 horas de trabalho”, afirmou.
A sua apresentação foi seguida por perguntas dos estudantes, que reconheceram a pertinência do evento. “Acho importante ter um professor que cobriu as Olimpíadas e que pode passar essa experiência para os alunos, principalmente para aqueles que querem seguir o jornalismo esportivo”, opinou o estudante Diogo Miranda, do quarto semestre do curso de Jornalismo.
Thobias Marchesi e Daniella Gemignani (2º. semestre)