Livro sobre os 90 anos do rádio no Brasil é lançado na ESPM

A autora, Magaly Prado; o presidente da AESP, Rodrigo Neves; o diretor da rádio Jovem Pan, Paulo Machado de Carvalho Neto; e o diretor das rádios Eldorado e Estadão ESPN, Acácio Costa

Na quinta-feira, 23 de agosto, foi realizado na ESPM-SP o lançamento do livro História do Rádio no Brasil (Editora Livros de Safra), da jornalista Magaly Prado, professora do curso de Jornalismo da instituição. O evento contou com a presença do diretor das rádios Eldorado e Estadão ESPN, Acácio Costa; do diretor da rádio Jovem Pan, Paulo Machado de Carvalho Neto (autor do prefácio do livro); e do presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP), Rodrigo Neves.

Com duração de aproximadamente duas horas, o evento, promovido pela ABERT (Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão) e apoiado pela ESPM, ocorreu no Auditório Renato Castelo Branco. Em tom informal, os palestrantes debateram sobre o rádio hoje e abriram espaço para perguntas da plateia, composta por alunos e professores do curso de Jornalismo, entre outros convidados. Em seguida, ocorreu uma sessão de autógrafos do livro.

“Não temos, na literatura, um livro que, sozinho, envolva os 90 anos do rádio. Há outras publicações sobre isso, mas nenhuma que faça essa linha do tempo”, comentou a autora da obra Magaly Prado, quando questionada a respeito da importância do livro. “O segundo volume vai trazer ainda mais histórias sobre essa evolução”, adiantou, observando que  não daria para colocar tudo em apenas um título.

A obra impressa tem quase 500 páginas com fatos, perfis, depoimentos e histórias curiosas a respeito do rádio. No evento, foi lançado também o site http://www.historiadoradionobrasil.com.br/, que se articula ao livro.

Magaly Prado é doutoranda em Comunicação e Semiótica e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Além do livro História do Rádio no Brasil, é coordenadora da coleção Introdução ao Jornalismo (Editora Saraiva, com seis volumes lançados e dois em produção) e das obras Webjornalismo (Editora GEN-LTC, para a qual também criou uma página na internet) e Produção de Rádio – Um Manual Prático (Editora Elsevier).

História do rádio no Brasil
Autora: Magaly Prado
Editora Livros de Safra
Preço: R$ 75,00