William Eugene Smith: fotografia humanista e o retrato da realidade

Share

Memórias do Fotojornalismo apresenta nesse foto-áudio reportagem um transmídia realizado por Larissa Lima, estudante do 2º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, sobre a vida e obra de William Eugene Smith.
Smith, nasceu em Wichita, Kansas em 1918. Começou sua carreira fotografando para dois jornais locais, “The Eagle” e “The Beacon”.
Ficou conhecido como um dos mais representativos fotojornalistas da fotografia humanista, suas fotografias retratavam a realidade em situações críticas resgatando o drama humano. Sua notoriedade foi conquistada enquanto trabalhava para a revista Life, onde realizou reportagens entre as décadas de 1940 e 1950. Smith registrou durante a Segunda Guerra Mundial a batalha de Iwo Jima, chamando atenção para a proximidade que teve em registrar o horror. No entanto, pagou um preço alto pela coragem após sofrer um grave ferimento e passar por mais de 30 cirurgias. Mas, não foram as batalhas registradas que o transformaram em referencia, suas reportagens com temas sociais o marcaram na história da fotografia. “Country Doctor”, um de seus ensaios fotográficos, com o Dr. Ernest Ceriani no Colorado foi à primeira fotografia chamada “foto relato” decorrente do jornalismo moderno.
Em 1952, Smith publicou na revista Life a sua mais famosa série: Aldeia Espanhola. A reportagem mostrava a rotina de uma aldeia espanhola durante a ditadura de Franco. Em suas fotos eram retratadas a pobreza e a precariedade do povo do interior pelo descaso do governo.
Sua história na fotografia teve um episódio dentro da agencia Magnum, no entanto sua associação com a agencia foi curta, Smith optou pela carreira independente para ter total controle de suas imagens. “Nurse Midwife” um de seus trabalhos independentes de 1951, retrata uma enfermeira parteira no Sul da California.
Smith morreu em Tucson Arizona, no ano de 1978. Atualmente, a fundação William Eugene Smith promove a fotografia humanista, desde 1980 premia fotógrafos envolvidos neste campo.

William Eugene Smiith um dos mais importantes representates dos da fotografia humanista (Source) from ESPM on Vimeo.