Walker Evans: fotógrafo do FSA que registrou a depressão de 1929

No foto-áudio reportagem transmídia realizado pelos estudantes Luiz Mendes e Victor Pupo, do 2º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, conheça o trabalho de Walker Evans, uma das mais importantes fotojornalistas do século XX.
Walker Evans (1903-1975) foi um fotógrafo americano, muito influente em sua época. Primeiramente tinha a ideia de se tornar um escritor, mas percebeu sua paixão pela fotografia nos anos 20. Em seus trabalhos apresentava visões objetivas e precisas sobre aquilo que estava fotografando.
Em 1935 Evans foi contratado pelo governo Americano para fotografar no campo, e supostamente mostrar a todos os avanços que o plano new deal trouxe a população. A Farm Security Administration foi um organismo criado em 1937 nos Estados Unidos da América durante a Grande Depressão. O objetivo do programa era promover o desenvolvimento de áreas agrícolas, que tinham grande discrepância em relação à qualidade de vida dos habitantes das cidades norte-americanas, mas o resultado foi completamente o oposto. O fotografo capturou imagens que escancaravam a infelicidade presenta no rosto de cada morador daquela região. Mostrando que na verdade, a miséria permanecia em suas vidas. Em 1938 o museu de arte moderna de NY realizou uma exposição com o trabalho de Evans, a primeira do museu dedicada a um fotografo.
Entre 1938 e 1941, Evans, utilizando uma Contax 35mm em seu casaco, passou a tirar fotos escondidas no Metro de NY, com a intenção de capturar imagens das pessoas justamente como elas são, “expostas e indefesas”. Em 1966 essas fotografias seriam transformadas em um livro.
Como sempre foi apaixonado por escrita e leitura, começou a trabalhar na revista TIME em 1945. Em seguida, tornou-se editor da Fortune onde permaneceu até 1965, ano em que se tornou professor de design gráfico na Universidade de Yale.
Com o avanço de sua idade e a evolução da tecnologia, Evans passou a utilizar uma câmera polaroid e continuou fotografando até sua morte, no ano de 1975.

Walker Evans fot grafo estadunidense do programa new deal (Source) from ESPM on Vimeo.