“Vou aproveitar a chance’”, diz voluntária da ONG Teto

Na última sexta-feira, 22 de maio, a coleta anual do Projeto Teto teve a participação especial de alunos da ESPM-SP e da bateria da faculdade. Fernanda Rocha tomou iniciativa de se unir ao evento sem obrigação, mas com compromisso, e passou a tarde ensolarada abordando desconhecidos sem tirar o sorriso do rosto.

A estudante do curso de Publicidade e Propaganda foi voluntária e, com brilho no olhar, falou sobre a experiência. “Eu sempre quis fazer trabalho voluntário mas nunca tinha tempo”, conta. Fernanda não se inscreveu para a coleta, mas no dia vestiu o colete e ficou duas horas e meia arrecadando doações. “Eu pensei ‘vou aproveitar a chance’”, fala, rindo.

A jovem já conhecia o Teto antes deste trabalho e se surpreendeu com a quantidade de pessoas abordadas no dia que nunca tinham ouvido falar da organização. A reação delas foi variada, desde quem pegava a carteira ao ver a movimentação dos voluntários, passando por quem parava o carro mesmo quando o semáforo estava verde, para colaborar. No entanto, lamenta a voluntária, “tinha gente que nem abria a janela do carro”.

Engana-se quem pensa que o cansaço poderia ser um obstáculo para Fernanda. Durante o tempo de arrecadação, ela passou horas subindo e descendo a rua Major Maragliano,

A dica de Rocha para quem quer participar da coleta é se preparar psicologicamente e usar tênis. “Eu estava de bota, com salto, o que não foi uma boa ideia”, comenta, rindo. Animada, contou como adorou a experiência e que não só participaria da coleta de novo, como tem interesse em outras ações do Teto, por exemplo, a construção de inverno, que acontece em julho.

Por Helena Bonamico, 1º semestre