Vaza Jato e o papel do jornalista foram temas de Aula Magna na ESPM-SP

Share

Ana Carolina Bilato – Giulia Pontes – Luca Carloni – Malu Ogata – (2º semestre)

Na quinta-feira, 15 de agosto, foi realizada a Aula Magna do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, com o repórter investigativo Flávio Ferreira, da Folha de S. Paulo, que tratou o tema “Vaza Jato e o papel do jornalista”. Flávio, um dos coordenadores do grupo de jornalismo internacional da investigação Lava-Jato, que reúne mais de 20 jornalistas de alguns países da América Latina e África. Ele chegou a participar de um dos maiores casos de corrupção dos anos 2000, como a Operação Lava-Jato, Mensalão, Operação Satiagraha, Castelo de Areia e o caso de Cartel de empresas de trens em São Paulo.
Durante a Aula Magna, Flávio orientou os alunos a não publicar uma matéria de grande interesse público “logo de cara”, mas, sim, primeiro fazer a autenticação dos fatos (apuração). É importante também, antes de publicar algo, dar a chance ao citado – ou acusado – de se explicar.
Flávio explicou que o papel do jornalista é fazer a análise dos fatos, e não ser contra ou a favor de uma conjuntura. O jornalista deve apurar, contextualizar e explicar de forma a dar oportunidade ao leitor para entender o que realmente aconteceu.