Usuários da estação Vila Mariana sofreriam furtos regularmente

Share

Catracas da estação de Metrô Vila Mariana. Foto: Maria Eduarda Cruvinel 

Maria Eduarda Cruvinel e Olívia Rezende (1º semestre)

Estudantes da ESPM-SP relatam em grupos de WhatsApp que testemunham furtos frequentes na estação Vila Mariana do Metrô. Alguns jovens sugerem ter presenciado assaltos semanalmente.

O universitário da ESPM-SP Pedro Tambellini, de 18 anos e estudante de Jornalismo, passou por uma tentativa de furto. Ele relatou que dois menores de idade o abordaram na tentativa de vender um Bilhete único. Pedro diz ter ignorado e seguido em frente, quando um deles segurou seu ombro na tentativa de puxar sua corrente. Tambellini o teria empurrado e fugido da abordagem.

Com essa informação, a reportagem se deslocou à estação Vila Mariana, para obter informações in loco. Ao indagar o profissional do turno da bilheteria (nome e data serão omitidos para a preservação do funcionário), este afirmou ter testemunhado roubo do troco da passagem e de objetos de valor, como correntes dos passageiros. O mesmo relatou ao Portal acreditar que algum tipo de segurança já haveria sido reforçada.

Porém, em contato com o serviço telefônico do Metrô (0800-7707722), o funcionário que atendeu a reportagem afirmou que a os seguranças da empresa seriam distribuídos aleatoriamente pelas estações. Não haveria, entretanto, profissionais para todas as estações simultaneamente.

A reportagem escreveu para o contato da Assessoria de Imprensa do Metrô, mas não obteve resposta sobre estatísticas de roubos nas estações. Segundo o jornal R7, um passageiro é roubado ou furtado a cada 36 minutos em ônibus, trens e metrôs de São Paulo.