Trabalhar corpo e mente

Share

Foto: Divulgação

Cada vez mais, a prática da corrida se tornou um hábito entre jovens e adultos. Programe-se para montar seu treino.

Faça frio, faça calor, a prática de exercícios regulares, quando combinada a uma boa alimentação, ajuda a manter o corpo em forma e garantir maior qualidade de vida. Sentir que o organismo está em dia, equilibrado e alinhado é um dos principais objetivos de práticas como a corrida ou maratona – uma boa pedida para quem deseja aliar o bem-estar à conservação da saúde.

Para ter uma boa preparação, é preciso que um especialista seja consultado. A recomendação dos cardiologistas é fazer uma avaliação médica geral; diante este exame, deve-se procurar um personal trainer, que indicará o melhor jeito de dar seguimento à prática.

Outro profissional essencial, e muitas vezes esquecido pelos atletas menos experientes, é o nutricionista. A alimentação saudável é fundamental para um bom desempenho – nas caminhadas informais ou mesmo nas provas. Além disso, é observada maior disposição para trabalhar e realizar as atividades diárias se a dieta se torna mais equilibrada. O prato do corredor deve ser balanceado, com carboidratos, proteínas e sais minerais. É necessário se hidratar bastante com água e isotônicos, bem como evitar gorduras e bebidas alcoólicas.

Outro ponto essencial é ter um bom café da manhã, especialmente antes das caminhadas matinais. Segundo a nutricionista Laís Vita, “o atleta precisa se alimentar com calorias suficientes – um componente essencial é a proteína, que auxilia na preparação muscular. Outro fator é a relação da idade que a pessoa tem”, diz. “O corredor que compete precisa de um preparo especial, em alguns casos até com suplementação. É preciso equilibrar os gastos energéticos com a atividade física”, diz.

Renan Silva participou no Circuito das Estações. Foto: Arquivo pessoal

Para quem aderiu à prática de correr, inclusive participando de maratonas e competições, os benefícios são claros e gradativamente maiores. Rafael Martins, por exemplo, caminha há um ano e foi convidado por um colega de trabalho para participar de uma corrida, com o apoio da empresa. “Participei da primeira e gostei muito da sensação de superação que tive depois de terminar a prova”. Daí em diante, o roteiro seguiu com participações em eventos de grande porte, como o Circuito das estações – Adidas (2012), a Série Delta – China (2012), o File Night Run (2012 e 2013) e a Corrida Pão de Açúcar (2012). Martins considera a prática de atividade física muito importante e procura mantê-la na rotina. “Melhoro minha concentração, minha disposição e minha autoestima, sem falar nos benefícios para a saúde”, diz.

Outro atleta é Vinícius Tarzo, que começou a correr em 2006 e sempre praticou esportes coletivos, como futebol, vôlei e squash. Com a chegada da idade adulta e a sensação de que o metabolismo do corpo havia mudado, procurou a corrida. Nesse mesmo período, Tarzo abriu sua própria agência de publicidade e recebeu um convite da Band FM para participar de corridas e provas de rua de 5 a 12 quilômetros; desde então, não parou mais.

Para o atleta, um dos benefícios do esporte é o próprio bem-estar – que tem explicação científica. “Ao correr, o corpo libera endorfina, uma substância que proporciona a sensação de satisfação”, afirma. “Além disso, com a corrida periódica, tenho liberdade para comer o que quiser, sem privações.”

Eventos, circuitos e maratonas – Não faltam opções, hoje, para pôr em prática a corrida e concorrer a prêmios e reconhecimentos. Diversas empresas esportivas ou alimentícias, como o grupo Pão de Açúcar, promovem eventos com foco na promoção do bem-estar e no incentivo à prática de esportes. O trajeto costuma ser diversificado, com opções para homens, mulheres e crianças conforme suas necessidades e sua resistência, desde 5 quilômetros (iniciantes) até 42 km (para profissionais).

Um dos eventos que tem caráter permanente é o Circuito das Estações Adidas, que acontece quatro vezes ao ano nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. As próximas corridas acontecem em 30 de junho (fase inverno), 22 de setembro (primavera) e 15 de dezembro (verão). Mais informações sobre as corridas em São Paulo podem ser acessadas no site oficial do evento: http://circuitodasestacoes.com.br/sao-paulo/outono-sao-paulo/

Mudança radical – Com foco na melhoria de sua qualidade de vida, Renan Silva conseguiu perder 40 kg por meio da prática regular de esportes. Quando pesava mais de 100 kg, percebeu, com apoio da mulher e dos filhos, que precisava mudar seus hábitos. “Fui para a academia ciente de que não ia parar enquanto não me visse magro. Então um amigo me convidou para correr e, em um único mês, perdi 10 kg”, conta.

Mariana Oliveira (1º semestre)