Luana de Andrade – (2º semestre)
A Catedral Anglicana de São Paulo, localizada na Rua Comendador Elias Zarzur, no Alto da Boa Vista, teve seu atual templo inaugurado em 13 de maio de 1967. A igreja de fé cristã, que se autodefine como “aberta, liberal e democrática”, é a cátedra da Diocese Anglicana no Brasil. No estado de São Paulo, é uma das únicas igrejas fundadas diretamente pelos ingleses, compartilhando essa origem apenas com a Igreja Anglicana de Todos os Santos.
O anglicanismo surgiu como fé protestante e hoje combina a tradição católica com o que consideram influências benéficas da Reforma Protestante. Entre as semelhanças com o catolicismo estão: o uso da Bíblia como livro sagrado, os credos apostólicos e práticas de sacramentos como o batismo e a eucaristia.
Sobre as diferenças, destacam-se a permissão para o casamento de pessoas divorciadas, a entrega da comunhão para todos que desejarem, sem qualquer restrição, e a adoção da cruz celta como um de seus símbolos. Para os anglicanos, o círculo em volta da cruz representa a universalidade de Cristo, que não teria início nem fim. O símbolo pode ser encontrado em diversos espaços da Catedral, como na entrada da capela da igreja, no jardim em frente ao templo e no centro do teto do interior da igreja.
Dentro da Catedral Anglicana de São Paulo também são encontrados vitrais, que representam passagens e personalidades presente na Bíblia, e uma cruz iluminada que simboliza a crucificação de Jesus. O espaço da igreja também conta com uma pequena praça com uma escultura de Cristo e frases bíblicas nas árvores, uma capela para realização de pequenas celebrações e uma área externa em frente à capela com telão para que os fiéis possam acompanhar os cultos religiosos.
As celebrações com o deão da Catedral, Reverendo Aldo Quintão, acontecem às quartas-feiras às 19h45 e aos domingos às 8h00, às 12h00 e às 18h30. Em todos os horários há transmissão ao vivo por meio do Youtube e do Facebook da Catedral.