“As marcas vão definir nosso futuro. Das cem maiores economias do mundo, 51 são corporações.” Foi assim que o designer carioca Fred Gelli, sócio-diretor da Tátil Design de Ideias, falou da relação das grandes empresas com as marcas, em substituição aos governos. Gelli foi o segundo a falar no TEDxESPM 2011. A atuação das empresas passa pelo que o designer chamou de “eco responsabilidade”. E nesse aspecto o consumidor e a própria concorrência serão os grandes fatores de pressão para que as empresas adotem novas medidas no que diz respeito à responsabilidade socioambiental. “As empresas, porém, não podem seguir aquele checklist básico de ´eco-responsablidade´. Não basta reciclar o lixo e parar de usar papel. Essas são as empresas eco-chatas”, brincou o designer. Para Gelli, o futuro não deverá ser verde, deve ser multicolor. Em outras palavras, as companhias devem tomar atitudes que mostrem sua preocupação com o futuro da sociedade, e o grande desafio é aliar ganho social com lucro. Isso sem ferir os valores internos da empresa, ressalta Gelli. Aqueles que não conseguirem se adequar a essa nova realidade irão ficar para trás. “75% das empresas do S&P 500 (levantamento das maiores companhias do mundo, realizado pela consultoria Standard & Poors) de 2020 ainda serão fundadas. Ou seja, 75% das 500 maiores empresas atuais irão ficar obsoletas”, afirmou. Esse será o desafio do que ele definiu como Branding 3.0 ou Branding Integral. Também publicada no Blog ESPM+.
Gabriel Garcia (2º semestre)