Suzana Singer é a convidada da ESPM-SP no Dia do Jornalista

Suzana Singer, ombudsman da Folha

Suzana Singer, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo, veio à Escola Superior de Propaganda e Marketing no dia 5 de abril dar uma palestra aos alunos de jornalismo. A conversa, que ocorreu no campus Prof. Francisco Gracioso com o auditório lotado, foi o modo escolhido pelo curso de Jornalismo de comemorar o Dia do Jornalista, que foi no sábado, 7 de abril.

Suzana, que está no cargo de ombudsman há dois anos e, antes, era jornalista da Folha, contou aos estudantes sobre seu cargo e suas funções dentro do jornal. Ela afirmou que o ombudsman evita desvios éticos e policia os principais editoriais da publicação. Grande parte do tempo da palestra foi dedicada a perguntas de alunos e professores, que se interessaram pelas peculiaridades do cargo. “O ombudsman de fato incomoda. Se obriga a atender todas as pessoas que o procuram. Empresas não recebem bem críticas”, afirmou Suzana.

O termo

A palavra ombudsman vem do sueco e quer dizer “representante do cidadão”. Adaptado à imprensa, o termo ganhou um novo significado nos Estados Unidos: representante dos leitores dentro do jornal.

A Folha de S. Paulo foi o jornal que trouxe o cargo para o Brasil. O profissional da área tem como função receber, investigar e encaminhar as queixas dos leitores.

Anita Efraim  (1º semestre)