SESC Vila Mariana exibe filmes eróticos na mostra Cine Privê

Share

 

O SESC Vila Mariana exibe, de 02 de maio a 18 de junho, a mostra Cine Privê: O Erotismo no Cinema. O evento prevê um ciclo de palestras, exibição de filmes censurados e polêmicos em suas épocas, exposição, cabine privê e cine-concerto, abordando desde as primeiras obras do cinema mudo até produções da atualidade, segundo dados divulgados no site da instituição. Grande parte da programação é gratuita, apenas alguns cursos são pagos.

A mostra contempla um ciclo de filmes, intitulado Cine Proibido, composto por 14 produções que tematizam o desejo sexual e foram retalhadas pela censura. Segundo Rodrigo Gerace, técnico de programação do Núcleo da Imagem e da Palavra do SESC Vila Mariana, a mostra partiu do desejo de exaltar as imagens cinematográficas dos séculos 19 e 20 que abordaram o erotismo em filmes, tramas e personagens marcantes na história do cinema.

De acordo com Gerace, hoje, a sexualidade e o mote dramático já não assustam tanto o público moderno. “Contudo, ao mesmo tempo, este mesmo público mostra-se conservador ao falar ou ver temas tabus”.

Moradores da Vila Mariana, como Carlos Alberto Teixeira de Almeida e sua esposa, Sueli Teixeira de Almeida, valorizam esse tipo de evento e acham a iniciativa interessante. “É preciso educação de graça. Se eu tiver oportunidade, eu vou”, diz Carlos Alberto.

Na mostra, serão exibidos filmes mais antigos e outros mais novos, a exemplo de montagens da década de 1930 como Lot in Sodon (1933), de James Sibley Watson e Melville Webber, Êxtase (1933), de Gustav Machaty; e produções da década de 1990, como Crash: estranhos prazeres (1996), de David Cronenberg, e Os Idiotas (1997) de Lars Von Trier.

 

Serviço
Mostra Cine Privê: O Erotismo no Cinema
Sesc Vila Mariana
02 de maio a 28 de julho
Rua Pelotas, 141
Mais informações: 5080-3000
http://www.sescsp.org.br/sesc/busca/index.cfm?unidadesdirector=62

Debora Ferrari (1º semestre)