Revista Plural celebra cinco anos e 10 edições com evento e hotsite

A Revista Plural, produzida pelos alunos do Centro Experimental de Jornalismo da ESPM-SP, o CEJOR, celebrará cinco anos, 10 edições e o lançamento de um hotsite em evento no próximo dia 7 de dezembro. Na ocasião, haverá uma exposição de fotos em torno da temática dos refugiados, o tema do último número da revista. A edição anterior, sobre o mundo das celebridades, também será relançada.

A revista é uma publicação semestral do curso de jornalismo da ESPM-SP cujos longos textos, aprofundados e analíticos, são a maior audiência do Portal de Jornalismo da ESPM-SP. Lançada em 2012 sob o comando do professor Renato Essenfelder, a Plural é uma revista temática, com diversos olhares sobre um mesmo tema.

“O que é bacana em relação à Plural é que ela se afastou da ideia de ser um jornalzinho, uma publicação mais rápida, com textos mais superficiais e curtos, para caminhar na direção de uma revista monotemática, que trata os textos em profundidade”, explica Essenfelder.

A cada semestre, um desafio. Sucessivas equipes de estudantes de jornalismo cobriram temas como a privacidade na era da Internet, a noite paulistana, violações aos direitos humanos no Brasil, fé e religiosidade, afetos no século 21, celebridades, entre outros. “Cada uma das edições teve desafios específicos. Nas primeiras edições, a gente não sabia ainda qual seria o tom da revista. Em algumas edições, o desafio foi encontrar boas fotografias. Em outras, foi encontrar fontes interessantes e dispostas a falar”, conta o professor Renato.

Outro desafio para a Plural é a concorrência com as novas mídias para conquistar o público. Para a edição de aniversário, foi a oficina LabFor, coordenada pelo professor André Deak, que elaborou uma capa interativa e um hotsite. É um dos desafios futuros na produção da Plural, segundo o editor Renato Essenfelder, “o desafio que se impõe é a produção de conteúdo multimídia. Isso me parece que vai ser uma questão permanente a partir de agora: como trazer outros públicos para a revista e mostrar que a Plural não é apenas uma revista, mas é uma experiência de consumo de conteúdo, que inclui vídeo, fotos, áudio, material impresso e digital”, conclui.

O hotsite comemorativo pode ser acessado aqui.

Evento de celebração da10ª edição e dos cinco anos da Revista Plural

Onde: Campus da ESPM-SP, Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, São Paulo