Reflexões sobre a neutralidade do Estado Laico no Brasil

Estatuas de santos dentro de igreja Católica

Galeria de Fotos – Estudantes do 2º semestre

Curso de Jornalismo da ESPM-SP

O princípio fundamental na ação do Governo e o respeito absoluto pela liberdade religiosa e pela neutralidade do Estado face à crença religiosa de cada cidadão vem sofrendo interferência a cada troca de Governo, fomentando discussões e repercussões desastrosas para o Estado brasileiro. Apesar de toda definição de laicidade estatal, na prática, é difícil apontar a chamada neutralidade de crença, uma vez que a sociedade brasileira possui grande influência religiosa.
A observação nesse sentido resulta da percepção de uma grande educação religiosa que se encontra socialmente enraizada.
Portanto, cabe ao próprio indivíduo decidir no que acreditar ou não, e procurar entender e conviver com sua fé, seus dogmas, arquitetura, cultos e etc.
Com essa reflexão, convocamos os estudantes do segundo semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP a capturar imagens das diferentes religiões e credos que simbolize essa cultura presente em nossa sociedade.