Projetos da ESPM-SP aprovados para Intercom nacional

Alunos de Jornalismo participam da Expocom Sudeste em Barbacena-MG
Fotos: Maria Travalin (1º semestre) e Equipe participante do Expocom Sudeste

Maria Travalin e Sophia Prates – 1º semestre

Quatro projetos da ESPM-SP foram aprovados para a Etapa Nacional da Intercom 2024 (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), em evento da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), em Barbacena – MG. A seleção, ocorrida em meio ao Intercom Sudeste, de 30 de maio a 1 de junho, discutiu o tema “Comunicação em Tempos de Inteligência Artificial – Ampliação ou Redução das Desigualdades?”.

Os selecionados, entre os 14 trabalhos da ESPM-SP concorrentes neste ano, são do curso de Jornalismo: “Leitura na prisão: páginas que libertam”, de Anderson Marzinhowsky; “Plano de Assessoria de Imprensa para a Fundação Transformar”, de Júlia Gomes;  “Brasil é o segundo maior país em doadores de órgãos”, de Mel Lopes; e “Centro Experimental de jornalismo: tecnologia, inovação e conexão com o mercado”, Felipe Dorini.

Anderson Marzinhowsky, líder de um dos trabalhos premiados, diz acreditar que um dos papéis do jornalista é contar histórias de interesse público e que revelam a potencialidade do ser humano. Se não isso, segundo ele, “estaríamos engessados a produzir notícias que apenas convergem com o pensamento dominante de senso comum”.

Seu projeto “Leituras da prisão: páginas que libertam” tem como proposta trazer visibilidade à diminuição de pena através da leitura e da discriminação aos egressos do sistema prisional. “Ao apresentar, pela leitura de livros, uma via de esperança, levamos esse sujeito a sair daquele lugar, ainda que por um instante e experimentar a liberdade”, completa Anderson.

Os 14 projetos de pesquisa, que disputaram com 256 outros trabalhos de institutos de ensino do Sudeste, buscaram abordar temas transdisciplinares e recursos multimídia, retratando temas sociais e de relevância em diferentes meios como radiojornalismo e podcasts. Segundo o professor de Jornalismo, Francisco de Assis, a Expocom sempre foi referência na área de comunicação: “É um sinal de prestígio e também da qualidade dos trabalhos”.