Os 7.000 alunos da ESPM em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre têm, portanto, a missão de indicar as ações e campanhas publicitárias que mais contribuíram, de forma original, para a causa da responsabilidade socioambiental. Dentre as indicadas, uma comissão formada por professores e alunos seleciona 20 finalistas, que são divididos em duas categorias: Empresa e Especial, esta última reúne trabalhos voltados para ONGs, entidades assistenciais e filantrópicas. O público também elege seu favorito pela internet, na categoria “Voto Popular”.
Coordenador do projeto, Carlos Zuppo, que é aluno do 3º semestre de Publicidade e Propaganda, exaltou o fato da premiação conseguir reunir grandes publicitários e o propósito do evento. “É muito gratificante ver que a publicidade brasileira se preocupa cada vez mais com problemas socioambientais”, disse ele, que também festejou o fato de muitos jovens terem participado da cerimônia.
Os premiados da noite
A grande vencedora da noite foi a agência Ogilvy, que levou o Grand Prix com a campanha “Os Bons são a Maioria”, criada para a Coca-Cola, e ganhou na categoria Empresa, a ação “Drunk Valet”, para Bar Aurora & Boteco Ferraz.
Ainda na categoria empresas, Leo Burnett levou o troféu com a campanha “Eu Sou Catador”, para Atitude Brasil. A JWT ganhou com a peça “Quem ama a natureza, ama a si mesmo” (Ford) e a África venceu com “O Mundo Muda” (Itaú).
Na categoria Especial, as três campanhas escolhidas foram “Doador”, da DM9DDB, para ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), “Menina Diferente”, da Giovanni+Draftfcb, para o Instituto Metasocial, além das ações para o Festival SWU 2011 criadas pela Fischer&Friends. Já os internautas elegeram a peça “Patrulheiro”, da AlmapBBDO para Alpargatas, que ganhou o “Voto Popular. Leia também em ESPM+.
Guilherme Schiff (1º semestre)