Prêmio Renato Castelo Branco elege as melhores campanhas

Share

Oito campanhas publicitárias foram premiadas na sétima edição do prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental, realizado em novembro, no auditório do Masp, em São Paulo. Criado pela ESPM em 2005, o grande diferencial da premiação, é que os concorrentes não se inscrevem, mas são indicados pelos alunos da instituição em todo o país. Além de avaliar a criatividade das ações, o prêmio leva em consideração as propagandas a serviço da sustentabilidade.

Os 7.000 alunos da ESPM em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre têm, portanto, a missão de indicar as ações e campanhas publicitárias que mais contribuíram, de forma original, para a causa da responsabilidade socioambiental. Dentre as indicadas, uma comissão formada por professores e alunos seleciona 20 finalistas, que são divididos em duas categorias: Empresa e Especial, esta última reúne trabalhos voltados para ONGs, entidades assistenciais e filantrópicas. O público também elege seu favorito pela internet, na categoria “Voto Popular”.


Coordenador do projeto, Carlos Zuppo, que é aluno do 3º semestre de Publicidade e Propaganda, exaltou o fato da premiação conseguir reunir grandes publicitários e o propósito do evento. “É muito gratificante ver que a publicidade brasileira se preocupa cada vez mais com problemas socioambientais”, disse ele, que também festejou o fato de muitos jovens terem participado da cerimônia.

Os premiados da noite

A grande vencedora da noite foi a agência Ogilvy, que levou o Grand Prix com a campanha “Os Bons são a Maioria”, criada para a Coca-Cola, e ganhou na categoria Empresa, a ação “Drunk Valet”, para Bar Aurora & Boteco Ferraz.

Ainda na categoria empresas, Leo Burnett levou o troféu com a campanha “Eu Sou Catador”, para Atitude Brasil. A JWT ganhou com a peça “Quem ama a natureza, ama a si mesmo” (Ford) e a África venceu com “O Mundo Muda” (Itaú).

Na categoria Especial, as três campanhas escolhidas foram “Doador”, da DM9DDB, para ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), “Menina Diferente”, da Giovanni+Draftfcb, para o Instituto Metasocial, além das ações para o Festival SWU 2011 criadas pela Fischer&Friends. Já os internautas elegeram a peça “Patrulheiro”, da AlmapBBDO para Alpargatas, que ganhou o “Voto Popular. Leia também em ESPM+.

Guilherme Schiff (1º semestre)