Reprodução do cartaz digital do prêmio Cápsula Lunar. Imagem: Instagram/@podcastnarrativo
Geovanna Melissa (1° semestre)
O podcast “Como Se Antes Fosse”, criado pelas estudantes Julia Dal Bell e Nubia Anjos, do curso de Jornalismo da ESPM-SP, foi selecionado como finalista na mostra competitiva Cápsula Lunar, parte do Vozes em Órbita – I Encontro Nacional de Podcasts Narrativos, promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A produção aborda a trajetória controversa da Fundação CASA, antiga FEBEM, e revela a continuidade de violações de direitos humanos nas unidades de acolhimento. Por meio de relatos reais de ex-internos, o podcast convida a sociedade a refletir sobre a urgência de mudanças no sistema socioeducativo.
Em entrevista ao Portal da ESPM, Julia destacou que o projeto nasceu da afinidade das autoras com temas sociais. “Eu e a Nubia sempre nos interessamos por justiça social durante a faculdade. No terceiro semestre, nos apaixonamos pelo formato podcast e, quando chegou a hora, já sabíamos que iríamos unir essas duas paixões em nosso PGJ”, afirmou.
O Projeto de Graduação em Jornalismo (PGJ) foi orientado pela professora Patricia Rangel, docente da ESPM-SP: “Fazemos parte do processo de produção, apoiando na organização das ideias, nas decisões e, especialmente, na edição jornalística”, comentou.
A mostra Cápsula Lunar é dividida em duas categorias: TCCs práticos e monografias. Os cinco destaques de cada categoria serão convidados para uma apresentação oral virtual no dia 1º de outubro, às 14h30. Os primeiros e segundos colocados receberão certificados de premiação, e todos os trabalhos selecionados integrarão o acervo digital do Laboratório de Podcasts Narrativos da UERJ.