Pelo Mundo ESPM – São Paulo

Giullia Reggiolli – (2º semestre)

A cidade de São Paulo é o mais importante centro econômico do Brasil, além de capital da cultura na América Latina, com uma oferta grande de lazer, conhecimento e entretenimento. Uma metrópole tipicamente urbana, coberta com uma vasta área verde. São mais de 12 milhões de habitantes (IBGE, 2016), que disputam espaço com 14,9 milhões de turistas por ano (OTE e FIPE, 2010). São 1.521 km” (IBGE, 2016) São Paulo possui 101 museus, 282 salas de cinema, 146 bibliotecas e cerca de 40 centros culturais, além das inúmeras festas populares e feiras que acontecem em suas ruas. Além disso, a cidade possui 182 teatros. São espaços para a montagem de espetáculos de todas as linhas artísticas, que vão das superproduções dos musicais da Broadway ao teatro de vanguarda.A cidade conta com alguns dos melhores restaurantes da América Latina e do mundo, entre seus mais de 15 mil restaurantes e 20 mil bares nacionais e internacionais, com preços que atendem a todos os públicos. A vida noturna paulista é agitada, com espaço para todos, desde sertanejo, R&B (Rhythm and Blues), rock e samba, até música eletrônica, pop e forró. Vila Madalena, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Centro e Barra Funda são alguns dos bairros mais frequentados por quem gosta de aproveitar a noite na capital. Apesar de cosmopolita, São Paulo preserva suas áreas de contato com a natureza. Alguns desses lugares são o Zoológico de São Paulo, o Aquário, o Instituto Butantan e os 111 parques espalhados pela cidade, como o Ibirapuera, o da Juventude e Burle Marx. O parque Ibirapuera é um dos mais famosos da cidade, eleito em 2017, foi o parque mais visitado da América Latina, com aproximadamente 14 milhões de visitas, além de ser um dos locais mais fotografados do mundo.Seus jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes, após o conceito e anteprojeto do paisagista Roberto Burle Marx. Já as construções históricas como os pavilhões que abrigam museus, o auditório, marquise entre outras foram concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo, e são tombadas pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Avenida Paulista é outro ponto turístico de São Paulo, considerada um dos logradouros mais importantes do município. É um dos principais centros financeiros da cidade, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento. Abriga um grande número de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, culturais, como o MASP e o Sesc Avenida Paulista e educacionais. Também é onde está localizado o Instituto Moreira Salles, espaço de exposições e atividades culturais. A avenida é marcada pelo conjunto de arranha-céus que desenham a paisagem de São Paulo. A Pinacoteca também é uma importante construção histórica da cidade e em 2019 foi palco de alguns desfiles do São Paulo Fashion Week, desfile semestral que reúne grandes marcas do mundo da moda. Outros desfiles aconteceram também nos pavilhões do Ibirapuera. A marca de são paulo é a silhueta de prédios, no entanto, o céu da cidade também guarda paisagens lindas para serem apreciadas.