Pelo Mundo ESPM – São José dos Campos

Share

João Pedro Restani – (2º semestre)

O Pelo Mundo ESPM apresenta hoje, São José dos Campos. Localizada no interior de São Paulo, no Vale do Paraíba, a cidade de São José dos Campos é também conhecida como Capital do Vale e se localiza a aproximadamente 81km da capital São Paulo. Segundo o IBGE, a população estimada em 2021 é de 737.310 habitantes, a quinta maior cidade em termos de população no estado e a vigésima terceira do Brasil.

Fundada em 27 de julho de 1767, a cidade conta com importantes centros de pesquisa e ensino que são reconhecidos nacionalmente, como o INPE, o DCTA, o ITA e muitos outros. Em São José se localiza o maior Parque Tecnológico do país e a sede de grandes empresas, como Embraer, Monsanto, Petrobras, Johnson & Johnson, Panasonic, Ericsson e General Motors. A cidade que é muito bem localizada, fica entre São Paulo e o Rio de Janeiro, ficando próxima também do litoral, de Campos do Jordão e Aparecida. Uma curiosidade sobre o município, é que é o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial de toda a América Latina.

A relevância de São José foi enorme na chamada fase sanatorial, pois recebeu diversos pacientes de tuberculose de todo o Brasil, já que em 1924 inaugurou o Sanatório Vicentina Aranha, o maior do país e que hoje se transformou em um parque.

Embora não existam registros, São José dos Campos viveu seu auge no período cafeeiro entre 1850 e 1860, época em que o Vale do Paraíba foi uma grande potência no cultivo de café e dominou cerca de 78% do mercado interno no contexto da produção nacional, alguns casarões antigos ajudam a recontar a história do ciclo do café na cidade segundo especialistas, já que alguns desses casarões e algumas senzalas foram preservados, mostrando que a Capital do Vale também seguiu o forte fluxo do café na época.

Hoje em dia, a cidade cresce cada vez mais e vem se modernizando com grande velocidade, e como já diria o hino:

Que o orgulho sejas do Vale

“A cidade que mais cresce”

Pois o título desvanece

Todo São Paulo, e o Brasil.