Núbia Anjos – (2º semestre)
A Pinacoteca é um famoso museu de artes visuais, no estado de São Paulo, que atrai diversos turistas e paulistanos e ele tem como ênfase a sua dotada produção brasileira do século XIX, que dialoga com a contemporaneidade e as culturas mundiais.
O Museu de arte mais antigo foi fundado pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1905, com o intuito de oferecer educação e cultura à população carente, e vem realizando amostras de seu acervo de arte brasileira e exposições de artistas internacionais e internacionais, além de apresentar e elaborar projetos multidisciplinares eles também abrigam programas educativos abrangentes e inclusivos.
Seu acervo foi formado por 26 obras transferidas do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, contendo mil peças, atualmente. Entre elas, trabalhos de inúmeros artistas brasileiros como Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Almeida Junior, Oscar pereira da silva, Pedro Alexandrinho, entre outros.
Localizado na antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios está a Pinacoteca Luz, conhecida como Pina Luz, sendo 2 edifícios abertos ao público, sendo o segundo a Pinacoteca Estação. O edifício foi projetado no final do século XIX pelo escritório do Arquiteto Ramos de Azevedo que em 1990 passou por uma reforma. O edifício é conhecido por ser u dos principais laboratórios de conservação e restauro do país.
Na sala 1: há 86 obras em exposições de vários artistas, como Aurélio Figueiredo, Antônio Parreiras, Manoel Santiago, Moacir Andrade, entre outros.
Na sala 2: com 184 obras de artistas como Cícero Dias, Roberto Evangelista, Oscar Ramos e Jair Jacqmont. A pinacoteca Estação, ou Pina Estação, foi inaugurada em 2004, abrigou armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. Seu edifício foi projetado por Ramos de Azevedo e foi reformado pelo Arquiteto paulistano Haron Cohen.
Atualmente na Pinacoteca há a exposição nomeada como o Colecionador: arte contemporânea e colecionismo no acervo da pinacoteca resultam na coleção de coleta, reorganização de itens localizados como o “mundo das coisas”.
É uma experiência incrível visitar a pinacoteca, um ambiente descontraído que permite uma vivência leve e curiosa para os seus visitantes, além da possibilidade de tomar um café delicioso na área externa e aproveitar uma linda vista, seja em qual andar você esteja. A Pinacoteca sempre está na lista de lugares para conhecer em São Paulo, não é a toa que há grande visita do público durante todo o ano.