Pelo mundo ESPM – Israel

Share

Tatiana Hamer – 2° semestre

Israel, localizado no oriente médio às margens do mar mediterraneo, um país de história milenar, berço de algumas das mais importantes religiões e historicamente conhecido por ser considerado a terra santa bíblica pelos judeus, cristãos e muçulmanos.

A cidade antiga de Jerusalém, caracterizada pelos seus arredores de muros, é um lugar extremamente importante para algumas religiões, contendo o muro das lamentações, o Domo da rocha, Santo Sepulcro e entre outros, também é marcado por suas belas paisagens. Nas ruas da cidade antiga também é possível encontrar muitos mercados abertos nas ruas, vendendo comidas típicas, mantas de orações e cerâmicas;

Primeiro temos o Muro Das lamentações, localizando em Jerusalem, o muro das lamentações é extremamente sagrado para o povo judeu, é a única parte que sobrou do segundo templo judaico construindo em 20 a.c pelo rei Salomão e destruído pelo império romano.

É tradição para as pessoas que visitam o local escrever em um papel seus pedidos e agradecimentos e colocar nas frestas do muro pq acreditam que essa mensagem será levada a Deus. As escavações arqueológicas do muro foram abertas ao público nos anos 2000, contando com uma maquete que mostra a estrutura do antigo templo.

Agora falando do Domo da Rocha, construído pelo Califa Abdal Malique, no Século VII. Localizado na cidade antiga, em Jerusalém na esplanada das mesquitas, o domo da rocha chama atenção obviamente pelo seu valor religioso mas também pela sua cúpula dourada.Um templo de extrema importância para os muçulmanos, também sendo historicamente importante para os judeus. O santuário é parte integrante do centro histórico de Jerusalém, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.

Massada, uma fortaleza localizada no deserto da Judéia, construída em 30 a.c, a fortaleza abrigou um dos maiores palácios do Rei Herodes, povoado por milhares de judeus. Hoje em dia Masada é um sítio arqueológico com uma linda vista do deserto e do mar morto. Sendo possível chegar na fortaleza, apenas por um teleférico ou por uma trilha subindo a montanha.

O mar morto, também localizado no deserto da Judeia, entre os territórios de Israel, Palestina e Jordânia. É um lago com uma água extremamente salgada, fazendo com que seja impossível afundar neste lago, sendo assim as pessoas que entram ficam automaticamente boiando. É localizado na Depressão mais profunda do planeta, 400 metros abaixo do nível do mar. O deserto da Judeia também é caracterizado pelos seus Oasis.

Na cidade de Haifa, no norte de Israel, tem o Jardins Bahai. dezenove terraços repletos de flores, mais de 450 espécies de plantas e com direito a uma vista do mar mediterrâneo. O Jardim é marcado pela cúpula do Santuário da Fé Bahai O local é principal centro de peregrinação dos seguidores da religião que surgiu na antiga Pérsia, atualmente o Irã.

Israel é um país pequeno, com uma área de aproximadamente 22.072 quilômetros quadrados, porém é um país repleto de pontos turísticos, sejam eles religiosos ou culturais. Também é um país com grande importância para várias religiões, cada uma contando a sua história através de seus templos.