Pelo Mundo ESPM – Intercom Sudeste – Vitória–ES

Fotografia Panorâmica e Montagem: Erivam de Oliveira.  Edição: Erivam Oliveira.

Pelo Mundo ESPM te leva para Vitória no Espirito Santo onde foi realizado a Intercom Sudeste.
O 24º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, que em 2019 foi realizado entre os dias 3 e 5 de junho na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na cidade de Vitória, capital capixaba, tem como objetivo em reunir pesquisadores, profissionais e estudantes de Comunicação Social da região Sudeste do Brasil.
A fundação do Espírito Santo e de Vitória começa em 1534. Após o Rei de Portugal, Dom João III, dividir as terras do Brasil em capitanias hereditárias, coube a capitania do Espírito Santo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho, que tomou posse em 23 de maio de 1535, instalando-se no sopé do morro da Penha, em Vila Velha.

Posteriormente dominada e colonizada por portugueses que a doaram como sesmaria a Duarte Lemos, batizando-a de Ilha de Santo Antônio, em 1537. Devido à abundância de água potável, o primeiro donatário do Espírito Santo transferiu a sede da Capitania Hereditária para Vitória. Mas, os confrontos com habitantes naturais da terra eram inevitáveis e os portugueses venceram acirrada batalha contra os índios Goitacazes e, entusiasmados pela vitória, passaram a chamar o local de Ilha de Vitória. A partir dessa vitória, a sesmaria passou a se chamar de Vila de Nossa Senhora da Vitória em 8 de setembro de 1551, data de sua fundação oficial. Nesse mesmo ano instalou-se no Espírito Santo a Companhia de Jesus, com o início da construção do Colégio de São Thiago, atual Palácio Anchieta. Até o século XVIII, a Capitania do Espírito Santo abrangia também o território das “minas gerais”, a maior região aurífera do Brasil colônia, mais tarde desmembrada e anexada aos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
A origem do nome dado aos nascidos na ilha, vem em meio ao pequeno núcleo urbano, de feição nitidamente colonial, havia “capixabas” – roças – na língua dos índios – expressão que acabou servindo para denominar os habitantes da ilha e, posteriormente, todos os espírito-santenses.
Os índios chamavam a Ilha de Vitória de Guananira ou “Ilha do Mel” pela beleza de sua geografia e amenidade do clima com a baía de águas tranquilas e manguezal repleto de moluscos, peixes, pássaros e muita vida.
No século XX, em função da ocupação dos morros, que refletem as luzes das casas nas águas da baía, Vitória passou a ser chamada de “Cidade Presépio do Brasil” e depois “Delícia de Ilha”.
O compositor Pedro Caetano, conhecido nacionalmente, compôs uma canção que virou hino emocional da cidade e começa dizendo que Vitória é cidade sol, de céu sempre azul; Daí, outra denominação dada à cidade: “Vitória Cidade Sol”.
A data de emancipação política do município é 24 de fevereiro de 1823, quando um Decreto-Lei Imperial concedeu Fórum de Cidade a Vitória. A partir de meados do século XX, a cidade se transformou em função das mudanças econômicas ocorridas no Estado. A ocupação urbana se estendeu por grande parte da ilha e avançou, definitivamente, em direção à porção continental do município.
A Ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 km². As paisagens da cidade encantam a quem chega, quer seja de avião, navio ou pela via terrestre. Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente.
A capital do Espírito Santo, têm aproximadamente de 400 mil habitantes conforme a estimativa de população do IBGE, é o centro da Região Metropolitana, que congrega mais seis municípios – Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Viana -, totalizando uma população estimada em torno de 2 milhões de habitantes. Está localizada estrategicamente próxima dos grandes centros urbanos do país. Limita-se ao Norte com o município da Serra, ao Sul com Vila Velha, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com o município de Cariacica.
Circundado pela Baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Marinho, Bubu e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico.
A cidade é singular por suas belezas naturais, seus grupos culturais tradicionais, seu crescimento notável, sendo um destino turístico em ascensão. A cidade possui um espaço territorial propício para eventos e negócios, destacando-se a realização de esportes náuticos. Além disso, Vitória vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados.
Foi nesse clima que estudantes e professores da ESPM-SP mais uma vez participou da Intercom Sudeste, que esse ano contou com cerca de 2 mil pessoas nos três dias de evento, com palestras de profissionais da área, oficinas, mesas-redondas e exposições de produtos comunicacionais.