Pelo Mundo ESPM – Copa Mundo na Rússia – Senegal

Looking towards Medina and Point E areas of Dakar. Image was captured by a camera suspended by a kite line. Kite Aerial Photography (KAP)

Share

Pelo Mundo ESPM te leva à Copa da Rússia, com um especial sobre as 32 duas seleções que irão disputar a taça mais cobiçada do mundo. Conheça um pouco desse trabalho no foto-áudio reportagem feito por Thales Kunsch e orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre Senegal.

O país que fará sua segunda participação em mundiais da FIFA. Senegal, está localizado na África Ocidental, fazendo fronteira com o Oceano Atlântico, Guine, Guine Bissau e Mali. O nome “Senegal” vem do maior rio da nação, o Rio Senegal. A capital é a cidade de Dacar, com um milhão dos 14 milhões de habitantes do território. Falando de clima, há apenas duas estações em Senegal: a chamada “época seca” e a “época de chuvas”, típico do clima tropical seco.

No futebol, a seleção masculina de Senegal só participou da edição da Copa do Mundo da FIFA em 2002. Esta será a segunda participação do país, após se classificar em primeiro lugar do grupo das eliminatórias da África. Na Taça das Nações africanas, a seleção senegalesa teve sua melhor participação também no ano de 2002, quando chegou à final e foi derrotada por Camarões nos pênaltis.

Quem quer conhecer Senegal não pode deixar de visitar o Lago Retba. Devido às grandes concentrações de sal na água, o lago fica colorido de rosa nas estações mais secas. Além do efeito visual lindíssimo, o lago também é fonte de trabalho para os senegaleses, que mergulham na água para retirar o sal para uso comercial. O lago é um dos pontos do rally Paris-Dakar, hoje conhecido apenas como Dakar, que é conhecido como o mais desafiador rally do mundo.

A culinária senegalesa é baseada em produtos marinhos. O arroz de peixe, chamado thiéboudieune, é um dos pratos mais tradicionais e, assim como o arroz e feijão brasileiro, é consumido diariamente. Outro prato popular é o caldo de cebola, que acompanha o frango yassa, uma receita parecida com o arroz de peixes: Arroz com frango preparado em ervas nativas.

Na copa da rússia, Senegal participará do grupo H, junto com Polônia, Japão e Colômbia. A estreia será contra a Polônia em Spartak. A seleção se destacou ao vencer a França em 2002 pelo placar mínimo: 1×0 nos campeões de 98. O maior destaque da seleção que jogará essa copa é o ponta esquerda do liverpool, Sadio Mané, junto com Koulibaly.

Pelo Mundo ESPM – Copa do Mundo na R ssia – Senegal (Source) from ESPM on Vimeo.