Pelo Mundo ESPM – Copa do Mundo na Rússia – Panamá

Share

Pelo Mundo ESPM te leva à Copa da Rússia, com um especial sobre as 32 duas seleções que irão disputar a taça mais cobiçada do mundo. Conheça um pouco desse trabalho no foto-áudio reportagem feito por Fernanda Shikay e orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre o Panamá.
O país possui uma quantidade aproximada de 3 milhões de habitantes. Permeando essa população temos uma grande admiração por futebol e esportes em geral. Em competições futebolísticas, temos em destaques em 2015 4°lugar nos jogos Pan-americanos e Vice-campeão da Copa Ouro em 2005 e 2013.
Nesse viés esportivo, a seleção panamenha conta com alguns nomes reconhecidos, como: Luis Tejada, Jaime Penedo e Blás Perez. O Panamá pela primeira vez irá participar da Copa do Mundo, o que mostra que as seleções caribenhas estão tomando espaços e conseguindo lugar em grandes competições esportivas.
A capital de seu país é a Cidade do Panamá, a qual tem grandes pontos turísticos, sendo famosos por juntas a história antiga e a modernidade. Dentre seus principais locais, podemos destacar o Canal do Panamá que foi criado para ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico e teve sua construção iniciada pelos franceses em 1881 e foi continuada pelos americanos em 1904. Esse canal contém três eclusas, as quais são abertas e fechadas durante as travessias.
Além disso, na capital também temos o centro antigo, chamado Casco Viejo ou Casco Antigo que foi a segunda cidade a ser construída, sendo a primeira a própria cidade do Panamá. Dentro delas podemos visitar a Plaza de la Independência, a qual fica em uma parte toda restaurada da cidade. Nela também podemos ver a Plaza Bolívar e Plaza Francia.
Como atração turísticas, também chamam atenção o Paseo de las Veraneras, que se trata de um local muito bonito formado por um túnel de flores e proporciona uma ótima vista para a parte moderna da cidade, juntamente com comércios artesanais.
A parte religiosa também é algo a ser visitado, tendo como principais locais o Convento de Santo Domingo e o Arco Chato, ambos utilizados como Museu Religioso do Panamá. A Iglesia San Jose também se destaca pela arquitetura simples, mas rica de história, localizada na Plaza Herrera.
Outra atração principal no passeio pela Cidade do Panamá são as ruinas do Panamá Viejo, o qual é um sítio arqueológico reconhecido pela UNESCO e que antigamente era utilizado pelos espanhóis como base para explorar o Pacífico. Entretanto, ao longo do tempo o local foi considerado um “pé frio”, uma vez que em 1621 ela foi parcialmente destruída por um terremoto e em 1644 foi tomada por um incêndio. Para completar essa fama, em 1671, o pirata Henry Morgan destruiu toda a cidade em um incêndio, o que resultou nas ruínas que conhecemos e vemos até hoje.

Pelo Mundo ESPM – Copa do Mundo na R ssia – Panam (Source) from ESPM on Vimeo.