Pelo Mundo ESPM – Bairro da Liberdade

Share

Clara Verdous – 2º semestre

Bem-vindos ao Bairro da Liberdade, um pedaço do Japão no coração de São Paulo, localizado no centro da cidade. Sua história se inicia no século XX, quando imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em busca de oportunidades nas fazendas de café.

Com o passar do tempo, muitos desses imigrantes se estabeleceram em São Paulo, um lugar onde tradições e costumes japoneses foram preservados e compartilhados com outras culturas.

Caminhando pelas ruas, é possível notar a forte influência da cultura e arquitetura japonesa. As tradicionais lanternas vermelhas, que enfeitam os postes das ruas, em 2024, completaram 50 anos.

Essas lanternas foram instaladas pela primeira vez na década de 70, como parte de um projeto de revitalização em parceria com a prefeitura. No total foram 432 postes restaurados. O objetivo era homenagear a herança japonesa e transformar o bairro em um ponto turístico. Hoje, elas são um símbolo inconfundível da Liberdade e mais de 250.000 mil turistas passam durante o ano pelo bairro.

Além das lanternas, encontramos o “Torii”, um portão tradicional que representa a entrada para locais sagrados no Japão. É um dos pontos mais conhecidos da região e marca o início de um caminho cultural pelas ruas do bairro. Além do jardim japonês que se encontra ao lado do Torii, com paisagismo e vegetação de origem japonesa.

As ruas contam com lojas que vendem produtos típicos, desde artesanatos até ingredientes da culinária japonesa. Já os restaurantes oferecem uma variedade de pratos, como sushi, ramen, tempurá e doces tradicionais, permitindo que os visitantes experimentem os sabores autênticos do Japão sem sair de São Paulo. Atualmente, a Liberdade além de produtos japoneses concentra galerias de eletrônicos e produtos de beleza.

Aos finais de semana, a Feira da Liberdade atrai muitas pessoas em busca de artesanato, comidas típicas e apresentações culturais, além de danças tradicionais e música, que proporcionam uma imersão completa na cultura japonesa.

O Bairro da Liberdade não é apenas um centro comercial e turístico. Aqui, o passado e o presente se encontram, preservando a história dos imigrantes japoneses e celebrando a diversidade que faz de São Paulo uma cidade única.

Ao longo dos anos, a Liberdade se tornou um exemplo de como a arquitetura e os ornamentos urbanos podem contar a história de um povo. As comemorações dos 50 anos das lanternas mostram a importância de preservar esse patrimônio, marcando a identidade japonesa e abrigando também culturas orientais que agregam o local.

Convido você a visitar o Bairro da Liberdade e se encantar com seus sabores e histórias. Um lugar onde o Japão e o Brasil se encontram, criando uma experiência única e inesquecível.