Os Dodgers vencem a MLB e se comparam a grandes times

Cory Seager com a taça e o prêmio de MVP (instagram dos Dodgers)

Share

Lucas Tadeu (3º semestre)

O L.A. Dodgers se consagrou campeão da World Series em 2020, quebrando o tabu que se estendia desde 1988. A temporada da MLB deste ano foi totalmente alterada devido a pandemia do Covid-19, passando de 162 jogos para 60 e a ampliação dos playoffs. Com isso, no começo da temporada, muitos fãs e analistas temiam que o título não fosse considerado um anel digno. Os Dodgers, no entanto, fizeram uma temporada incrível.

Para começar, a franquia de Los Angeles teve o melhor ataque da liga, com uma média de 5,82 corridas por jogo na temporada regular, batendo o recorde de corridas na temporada. Falando da pós temporada, a franquia teve um dos maiores placares da história, anotando 15 pontos contra o Atlanta. Outro fator ainda do ataque é que o recorde de jogos seguidos, batendo pelo menos um Home Run, foi estabelecido pelo time, sendo 13 partidas seguidas, e para finalizar, Seager se juntou a Arozarena, Nelson Cruz, Carlos Beltrán e Barry Bonds com oito Home Runs na pós-temporada.

No lado defensivo, outro fator, é o bullpen. Os Dodgers tinham um bullpen ERA (ERA é uma média entre o número de corridas cedidas e o número de entradas arremessadas pelo pitcher. Quanto menor o ERA, melhor para o pitcher) de 2,74, um dos melhores da liga.

Para fechar, L.A. teve uma campanha de 43-17, com 71% de aproveitamento, um dos maiores, ressaltando que neste ano teve apenas 60 jogos.

Após esses fatos, ao analisar os campeões da MLB, vamos trazer a lista dos melhores times que foram campeões da World Series.

 

  1. Baltimore Orioles de 1970 – Recorde 108-54, ganhou a World Series do Cincinnati Reds por 4-1.

O Orioles de 1970 teve 108 vitórias durante a temporada regular. A equipe de arremessadores era muito forte com um ERA combinado de 3,15, e Frank e Brooks Robinson foram os líderes dos Orioles nessa temporada.

No lado ofensivo, o jogador Frank Robinson terminou a temporada com um OPS de 0,918 e Brooks Robinson terminou com um OPS de 0,764, sendo o melhor terceira base do beisebol. Os 0.962 OPS de Boog Powell e 35 home runs lideraram a equipe (OPS é a combinação do quão bem um rebatedor pode alcançar a base, com o quão bem ele pode atingir para média e força).

Os Orioles venceram os Reds em cinco jogos e venceram a World Series da MLB.

 

  1. Cincinnati Reds de 1975 – Recorde 108-54, ganhou a World Series do Boston Red Sox por 4-3.

A era da ‘Big Red Machine’ foi ótima para Cincinnati, para o beisebol, e os Reds de 1975, que foram um dos melhores times da história da MLB. Os jogadores eram espetaculares, vários deles se tornaram All-star’s e Hall of Fame’s, por exemplo como Joe Morgan, que teve 32,7% de aproveitamento e com 67 bases roubadas. Ainda no lado ofensivo, Johnny Bench, Tony Perez e Ken Griffey fizeram o topo da ordem de rebatidas, uma das mais temidas de todo a história do beisebol. No montinho, os Reds ainda tinham os fenômenos Jack Billingham e Gary Nolan.

Naquele ano, Cincinnati derrotou o Boston Red Sox em sete jogos da World Series.

 

  1. New York Yankees de 1961 – Recorde 109-53, ganhou a World Series do Cincinnati Reds por 4-1.

Os Yankees são os maiores vencedores da World Series e tiveram times que realmente assustavam a todos, sendo considerados os melhores da MLB.

A franquia de Nova Iorque dominou o beisebol com Mickey Mantle, Roger Maris e Yogi Berra na equipe, podendo ser considerados como um dos maiores times de todos os tempos. A equipe foi a número um na liga americana em home runs e a segunda em corridas marcadas.

Os Yankees de 1961 venceram 109 jogos e derrotaram os Reds na World Series por 4-1.

 

  1. New York Yankees de 1939 – Recorde 106-45, ganhou a World Series do Cincinnati Reds por 4-0.

O New York Yankees de 1939 terminou a temporada regular com 106 vitórias. Ofensivamente, os Yankees tiveram 28,7% aproveitamento como um time. Esse time contou com Red Ruffing, que terminou a temporada com 21 vitórias e quatro shutouts e uma ERA de 2,91. Lefty Gomez tinha 12 vitórias e 8 derrotas com uma ERA de 3,41, sendo que ambos posteriormente entrariam no Hall da Fama do Baseball.

Nos playoffs, Nova Iorque dominou todos seus oponentes, inclusive na final, onde venceu a World Series varrendo o Cincinnati Reds.

 

  1. New York Yankees de 1998 – Recorde de 114-48, ganhou a World Series do San Diego Padres por 4-0.

Como ja dito anteriormente, o time dos Yankees teve realmente grandes equipes ao longo dos anos, mas nenhuma se compara a equipe de 1998. Em 1998, além de ter tido um dos melhores aproveitamentos de vitórias na temporada regular (71%), os Yankees tiveram 28,8% de aproveitamento como um time e foram os primeiros em corridas marcadas na Liga Americana. Nova York também possuía o melhor fechador da história no seu elenco, Mariano Rivera. Ele terminou a temporada regular com 36 saves.

 

O time que voou na temporada regular não parou por aí: ainda fez 11-2 nos playoffs da MLB e sagrou-se campeão após varrer o bom San Diego Padres.

Nas comparações, vemos que recordes, ter os grandes jogadores da geração, ser top 3 nas estatísticas essenciais da liga é fruto de ser um dos melhores times. O Los Angeles Dodgers está na fila como um dos melhores a entrar no campo, mesmo tendo diferença na temporada de 2020 para as outras.