ONG Arte de Viver realiza meditação aberta ao público no Ibirapuera

“A lua tem uma influência sobre o nosso corpo e nossas emoções”, diz representante da organização. Foto: Tatiani Rigotti

A ONG Arte de Viver realizará, às 20 horas da quinta-feira, 25, no Parque Ibirapuera, o evento Meditação da Lua Cheia. Será praticada uma meditação guiada, que não exige que a pessoa tenha experiência prévia.

O evento começará a reunir as pessoas na Praça da Paz (entrada pelos portões 6 e 7). Na sequência, será realizado um pouco de alongamento, seguido de uma explanação breve sobre meditação, práticas simples de respiração e, finalmente, meditação.

Jade Nogueira, estudante de administração que pretende participar do evento, valoriza a iniciativa. “Eu acho a proposta muito boa porque há pessoas que precisam de alguma atividade para desestressar e liberar sua mente. A meditação proporciona isso”, diz.

Sem estresse

A Arte de Viver é uma ONG humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em inciativas de controle do estresse e serviços sociais, segundo informações publicadas no site da instituição. A entidade opera ativamente em mais de 150 países, que segue a filosofia de paz de Sri Ravi Shankar. “A menos que tenhamos uma mente livre de estresse e uma sociedade livre da violência, nós não alcançaremos a paz mundial”, diz Shankar, segundo publicado no site.

A ONG já influenciou pessoas em todo o mundo. Seus cursos de respiração e meditação já foram procurados por mais de 30 milhões de pessoas, afirma Alexandre Lopes, instrutor de cursos da entidade e coordenador de programas com universitários. Ele, que é também responsável pelo evento em São Paulo e no Brasil, diz que a cerimônia será um momento de paz e tranquilidade na correria do dia a dia da capital paulista.

“A lua está diretamente ligada a todo movimento da água do planeta. Como nosso corpo é feito basicamente de água, a lua tem uma influência sobre o nosso corpo e nossas emoções”, afirma Lopes.

No mesmo dia 25, a cerimônia será realizada simultaneamente em mais oito cidades brasileiras: Santos (Quebra Mar), Rio de Janeiro (Barra da Tijuca e Praia do Diabo), Niterói (Praia de Icaraí), Curitiba (Mahatma Gourmet), Salvador (Farol da Barra), Recife (Avenida Boa Viagem), Aracaju (Rua Delmiro Gouveia) e Fortaleza (Aterro da Praia de Iracema). Em São Paulo, o evento será realizado também na Praça Por do Sol.

Meditação da Lua Cheia
Parque do Ibirapuera
Data: 25 de abril, quinta-feira
Local: Praça da Paz, acesso pelos portões 6 e 7