Movimentos Artísticos – Arte Sacra

Share

Theo Fava – (2º semestre)

A arte religiosa, ou arte sacra, é uma arte que usa inspiração e motivos religiosos e muitas vezes visa elevar a mente a um caminho espiritual. Ela envolve as práticas rituais e os aspectos operativos do caminho dessa realização espiritual dentro da tradição religiosa do artista, que pode ser de diversos cultos ao redor do mundo, como o Cristianismo, o Budismo, e o Islamismo, entre outras.

A arte sacra cristã é produzida na tentativa de ilustrar, complementar e retratar de forma tangível os princípios do Cristianismo. A maioria dos grupos cristãos usam ou usaram arte até certo ponto, embora alguns tenham fortes objeções a algumas formas de imagem religiosa.

Imagens de Jesus e cenas narrativas da Vida de Cristo são os temas mais comuns, especialmente as imagens de Cristo na Cruz, que se tornaram quase onipresentes na sociedade ocidental.

Imagens da Virgem Maria segurando o menino Jesus e imagens de santos são muito mais raras na arte protestante do que no catolicismo romano e na ortodoxia oriental.

Para o benefício dos analfabetos, um elaborado sistema iconográfico foi desenvolvido para identificar de forma conclusiva as cenas. Cada santo possui ou está associado a atributos e símbolos da arte sacra.

Na arte islâmica, a proibição de retratar imagens representacionais na arte religiosa, bem como a natureza decorativa da escrita árabe, levou ao uso de decorações caligráficas que geralmente envolviam a repetição de padrões geométricos e formas vegetais que expressavam ideais de ordem e natureza. Eles foram usados ​​em arquitetura religiosa, tapetes e documentos manuscritos. A arte islâmica refletiu essa visão de mundo equilibrado e harmonioso. Ele se concentra na essência espiritual ao invés da forma física.

Embora tenha havido uma aversão à adoração de ídolos em potencial ao longo da história islâmica, essa é uma visão sunita distintamente moderna. Miniaturas persas, junto com representações medievais de Maomé e anjos no Islã, são exemplos proeminentes ao contrário dessa tradição sunita moderna.

De qualquer forma, a arte sacra é um assunto delicado, devido à relação complexa que toda religião tem com arte e simbolismo. Mesmo assim, é válido destacar que grande parte da arte desenvolvida ao longo da história num contexto religioso tem servido propósitos extremamente benéficos para a humanidade.