Movimentos Artístico – Donatello

Share

Ingrid Santorsula – (2º semestre)

Laura Cavalari – (2º semestre)

Melissa Alonso – (2º semestre)

Donatello, 1386-1466 nasceu em Florença, na Itália, começou a treinar a arte de esculpir em uma oficina de ourives do escultor Lorenzo Ghiberti. Foi assistente de Lorenzo e teve a oportunidade de acompanhar o artista na execução das portas de bronze do Batistério San Giovanni em Florença. Foi um dos maiores escultores do período do Renascimento Italiano.

No início do século XV, Donatello foi para Roma a fim de estudar arquitetura de prédios da cidade, quando voltou a Florença, dedicou-se a esculturas de cunho religioso, especialmente santos.

Em 1408, Donatello trabalhou na obra “Duomo” de Florença, onde fez uma estátua de David em mármore com uma coroa de amaranto e membros alongados em um estilo gótico tardio. A estátua foi transportada para o “Palazzo Vecchio”, em 1416, e hoje em dia está no “Bargello”, em Florença.

Realizou trabalhos em Florença, Roma, Nápoles, Siena e Pádua

Em 1410, esculpiu a estátua de São Pedro, também em mármore, para a Orsanmichele, também em Florença.

Em 1421, executa um de seus primeiros trabalhos em bronze, a escultura de “São Luís de Toulouse.” Durante 1425 a 1435, Donatello desenvolveu projetos com o arquiteto Michelozzo, como o Battistero, monumento fúnebre do Papa João XXII, esculpido em bronze o corpo do papa morto.

Em 1427, em Pisa, elaborou painéis de mármore do monumento fúnebre do Cardeal Brancacci para uma igreja de Nápoles. Esculpiu sete estatuetas de bronze para a pia batismal de San Giovanni em Siena.

Em 1430, iniciou a escultura do “Tabernáculo do Sacramento” para a Basílica de São Pedro, em Roma, e a obra só foi finalizada em 1433.

Por volta de 1440, esculpiu “David”, uma encomenda de Cosme de Médici para decorar os jardins de seu palácio em Florença.

A escultura foi a primeira obra em bronze, totalmente nua, com 1,58 cm, representa o jovem David, em pé e com a espada que abateu Golias, a base da estátua é constituída pela cabeça decapitada do mesmo.

Entre os anos de 1443 e 1450, Donatello foi para a cidade de Pádua, onde esculpiu uma de suas grandes obras, a primeira estátua equestre em bronze, desse período, para o centro da Piazza del Santo.

Representando Erasmo di Narni, que ficou conhecida como“Gattamelata”

Em sua fase final, Donatello rompeu com a influência clássica, criando esculturas do estilo realista, das quais se destacaram: “Madalena” (1455), feita em madeira para o batistério de Florença; “Judite e Holofernes” (1457-1460), encomendada por Piero de Médici, instalada no Palazzo Vecchio. Donatello faleceu em sua cidade natal, Florença, na Itália, no ano de 1466.