Está em cartaz a 11° Mostra Mundo Árabe em São Paulo. O Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o Ministério da Cultura, mais o Centro Cultural Banco do Brasil e o Serviço Social do Comércio (SESC), promovem 31 apresentações cinematográficas árabes com grande repercussão em festivais internacionais.
A mostra ocorrerá até o dia 28 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), CineSesc, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade e Casa das Rosas. O intuito desse evento é abordar a diversidade do mundo árabe diante de temas políticos, sociais e culturais. Além disso, realizar a aproximação entre obras de diretores do Brasil e do Oriente Médio.
Segundo Geraldo Godoy, curador da mostra, o evento tem como intuito permitir o acesso do público brasileiro a uma cinematografia muito rica. “A produção dos países árabes é extremamente diversificada e a Mostra reflete isso” disse. O professor ainda ressalta que o segundo ponto é trabalhar a aproximação e o conhecimento da cultura árabe e não ficar só na estereotipia atrelada ao terrorismo, radicalismo religioso, machismo. Por fim, é conseguir a partir desse diálogo pensar em questões humanas que são universais.
Godoy recomenda a todos não perderem a exibição da obra “O profeta”, do autor Khalil Gibran, que será exibida no dia 25 de agosto. Nela terá a presença do especialista Jamil Iskandar que promoverá o debate sobre a importância das obras do autor.
A abertura da Mostra teve a presença do Mourad Boucif, diretor marroquino do filme “Homens de argila”. Além deste, nos próximos dias de evento, haverá a exibição dos destaques “Ondas 98”, “Orquestra cega”, “Os poços”, e “Zinzana”.
Serviço:
11° Mostra Mundo Árabe de Cinema
Data: 10/08 até 28/08
Telefone: (11) 3113.3651/52
Funcionamento: quarta a segunda, das 9h às 21h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)