Memórias do Fotojornalismo – Richard Avedon

Share

Athos Sacilotto – Carolina Ferraz – Isabella Galvão – (2º semestre)

“As minhas fotografias não vão além da aparência externa. Tenho muita fé nela. Uma boa aparência externa está cheia de pistas.”

Richard Avedon foi um fotógrafo americano que revolucionou a fotografia de moda. Ele inspirou uma nova geração de fotógrafos que vieram depois dele. Além de ter sido um grande retratista.

Nasceu no dia 15 de maio de 1923 em Nova York. É filho de Jacob Avedon, também fotógrafo. Teve o primeiro contato com a fotografia aos seus 12 anos.

Serviu como fotógrafo da Segunda Classe da Marinha Mercante, durante a Segunda Guerra, quando passou a desenvolver seus conhecimentos técnicos e de estilo com uma câmera Rolleiflex.

Após dois anos servindo na guerra, voltou a Nova York, onde começou a estudar na New School for Social Research. Em 1945 montou um estúdio próprio e começou a trabalhar como fotógrafo freelancer na cidade.

Seu trabalho foi consolidado em 1957, em sua contribuição como consultor visual do filme “Cinderela em Paris”, do diretor Stanley Donen com Audrey Hepburn e Fred Astaire nos papéis principais. A colaboração não foi casual: o filme foi inspirado nos bastidores das publicações de moda e conta com belíssimas fotografias do fotógrafo.

Avedon se destacou na revista de moda Harper’s Bazaar, onde trabalhou durante quase duas décadas. O trabalho nessa revista deu a ele a liberdade para usar sua criatividade e criar fotos originais. Começou a fotografar modelos sorrindo e em cenas de ação, além de inovar fotografando também na rua, em espaços abertos.

Após sair da Harper’s Bazaar, ele migrou para a revista Vogue.

Ele também fez parceria com vários nomes da moda, como Calvin Klein, Versace e Revlon.

Nos anos 80, Avedon lançou a obra “In The American West”, trabalho em que tinha como objetivo retratar a classe operária americana. “O momento, uma emoção ou um fato que se transforma em uma fotografia já não é um fato, mas uma opinião”.

Ele também fotografou políticos, personalidades importantes e famosos, como Os Beatles e Bob Dylan. Além de grandes nomes da moda, como Coco Chanel, Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Twiggy e Pablo Picasso.

Fez também um trabalho emocionante de fotografias sobre os últimos anos de seu pai, já debilitado.

Richard Avedon faleceu em 2004, ano em que estava trabalhando em The New Yorker.