Memórias do Fotojornalismo – Gervásio Baptista

08/11/2013. Crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Fotógrafo Gervásio Batista.

Share

Wenderson Matheus – (2º semestre)

Gervásio Baptista foi um fotojornalista nascido em Salvador muito prestigiado no Brasil. Começou sua vida profissional com 12 anos de idade, conhecido como fotógrafo de presidente, Gervásio registrou momentos e pessoas importantes nacionalmente e mundialmente.

Fotografando Fidel Castro, Rainha Elizabeth e o astronauta Neil Armstrong, e grandes momentos históricos, como: Guerra do Vietnã, Revolução Cubana, Revolução dos Cravos em Portugal, cobriu o Governo de Getúlio Vargas até o de Lula, Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília, tinha 7 copas do mundo em seu currículo, e ainda foi fotógrafo oficial dos concursos Miss Brasil e Miss Universo, Gervásio viajou o mundo para retratar a beleza da mulher brasileira no período áureo desses eventos.

Tinha mais de 70 anos de carreira, desde muito novo já era fotógrafo e vivia nesse ambiente político. Sua atuação durou até 2015 pela Empresa Brasil de Comunicação, onde registrava o Supremo Tribunal Federal.

Na guerra do Vietnã Gervásio disse que ficou no fronte mesmo, tendo assim um grande risco de vida. Gervásio declarou que uns dos seus maiores prêmios ganho na carreira foi o convite da ex-presidente do STF e ex-ministra Ellen Gracie, para expor as suas fotografias. Em uma de suas entrevistas Gervásio expõe que já foi preso cerca de 40 ou 50 vezes, só na Revolução de 1964 foi preso onze vezes. Mas também pode viver o lado bom do fotojornalismo. Sua morte ocorreu dia 5 de abril de 2019 aos 96 anos de idade, em 2020 o STF prestou uma grande homenagem lançando um catálogo sobre o trabalho de Gervásio que segundo o presidente Dias Toffoli, a publicação contribuirá para que o trabalho se eternize no patrimônio cultural brasileiro e na história do jornalismo e da imprensa no Brasil.