Memórias do Fotojornalismo – Dorothea Lange

Dorothea Lange, nasceu no dia 26 de maio de 1895 na cidade de Hoboken, Nova Jersey Estados unidos. Aos 12 anos começou a se interessar por fotografia. Em nova York, dentro da universidade Columbia se jogou no mundo das fotos, e se tornou aprendiz. Em 1918 se mudou para São Francisco na California.

Lena Motta (2º semestre)

Dorothea Lange nasceu no dia 26 de maio de 1895 na cidade de Hoboken, Nova Jersey Estados unidos. Aos 12 anos começou a se interessar por fotografia.
Em 1918 se mudou para São Francisco na California. Nesse período abriu seu próprio negocio no ramo e realizou seu primeiro casamento tendo dois filhos.
Em 1929 fotografou a grande depressão que ocorreu devido a quebra da bolsa de Nova York deixando grande parte da população dos Estados Unidos em crise, com isso Dorothea começou a fotografar as ruas da cidade.
Os trabalhos feitos nesse período chamou a atenção de grandes pessoas da área, que à introduziu em um programa que promovia o desenvolvimento de áreas agrícolas do país. Uma medida do governo para combater a crise.
A fotografa retratou o sofrimento dos pobres, dos esquecidos, dos desempregados e, principalmente, das famílias rurais deslocadas e dos trabalhadores imigrantes.
Suas imagens eram distribuídas gratuitamente a jornais de todo o país, tornando-se fortemente representativas da época.
Em 1935, casou-se pela segunda vez com Paul Taylor, um professor de Economia. Taylor a orientou em questões políticas e sociais, e juntos, documentaram a pobreza rural e a exploração de trabalhadores migrantes no País.
Dorothea é dona de uma das fotos mais famosas da história mais conhecida deste período, “Mãe imigrante”, que retrata uma imigrante chamada Florence Owens Thompson com três de seus sete filhos.
A foto é um enorme símbolo da Grande Depressão, o pior e mais longo período de recessão econômica do século XX.
Durante os últimos anos de sua vida, enfrentou diversos problemas de saúde e faleceu no ano de 1965.