Memórias do Fotojornalismo – Annie Leibovitz

Share

Taís Burihan
Estudante do 2º semestre
Curso Jornalismo – ESPM-SP

Annie Leibovitz é uma renomada fotografa americana nascida em Connecticut em 1949. Em 1968, começou a cursar artes em São Francisco, mas depois de uma aula de fotografia, se apaixonou. Desde o início de sua carreira, sempre busca representar as pessoas em seus momentos confortáveis.
Em 1970, Annie começou a trabalhar na revista Rolling Stone, que na época estava apenas começando. Com as suas fotografias diversas, de artistas, movimentos e até políticos, ela ajudou a definir o estilo e a identidade da revista. Enquanto trabalhava para a Rolling Stone, a banda Rolling Stones em 1975 a convidou para ser a fotógrafa oficial de sua turnê. Durante esse período, devido ao estilo de vida dos rockstars dos anos 70, ela acabou se envolvendo com drogas. Mas nunca deixou isso atrapalhar a sua carreira.
No dia 8 de dezembro de 1980, ela fotografou Yoko Ohno e John Lennon para a capa da Rolling Stone, horas antes do músico ser assassinado.
Depois de mais de 10 anos produzindo conteúdos marcantes para a Rolling Stone, em 1983, começou a fotografar para a revista Vanity Fair. Até os dias atuais fotografa para a revista as celebridades mais icônicas do momento. Desde a rainha Elizabeth, até o Harry Potter.
Na edição de Hollywood da revista que é lançada todo ano, fotografa vários artistas posando em conjunto.
Além de fotografar para a Rolling Stone e para a Vanity Fair, em 1998, Annie começou a fotografar para a mais reconhecida revista de moda do mundo, a Vogue. Fotografou capas com celebridade como Angelina Jolie, Justin e Hailey Bieber e muitas outras.
No seu portfolio, como vimos, possui grandes nomes da música, do cinema, da televisão e da arte. Produziu diversos livros com as suas fotografias, ganhou prêmios como o de melhor fotógrafa da American Society of Magazine Photographers, possui documentários sobre sua vida e seu trabalho e também foi a primeira mulher a expor suas fotos na National Portrait Gallery em Washington DC em 1991.
Annie, ao longo dos anos passou de uma fotografa jovem aprendiz que fotografava celebridades para uma celebridade reconhecida no mundo inteiro por seu talento.