Memórias do Fotojornalismo – Alan Marques uma das referências do fotojornalismo em Brasília

Presidente Luiz Inacio Lula da Silva durante solenidade de recepcao aos recrutas da Incorporacao Especial do ano de 2004 Ð Programa Soldado Cidadao, no QG do ExŽrcito. as 11h40 politica. Brasilia DF 10. 08. 04 foto: Alan Marques / Folha Imagem.

O Memórias do Fotojornalismo Brasileira apresenta o trabalho de Alan Marques (Repórter Fotográfico de Brasília) em foto-áudio reportagem realizado por Fernanda Galleoti e Thaynah Silva – estudantes do 2º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira.
Alan Marques é um fotojornalista de Brasília nascido em 1971. Como seus irmãos mais velhos também eram fotojornalistas, teve contato com câmeras fotográficas desde os dez anos de idade, mas começou a trabalhar com fotografia com quase 19 anos.

Em 1992, Marques passou a fotografar profissionalmente em Brasília, onde permanece até hoje, totalizando 26 anos de jornalismo político na capital. Fotografou os presidentes Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula, Dilma e Temer, sendo uma de suas fotos favoritas a da posse do Presidente Lula.

Marques trabalhou para O Globo entre 1992 a 1994, e também no Jornal de Brasília até 1997. Atualmente trabalha com a Folha de São Paulo, e lá Marques fotografou a queda do voo da Gol em 2006, que teve problemas de logísticas devido à dificuldade do resgate na floresta amazônica. Em 2010, foi designado pela Folha para cobrir o terremoto no Haiti, onde ao voltar ao Brasil e não ter todas as suas fotos aproveitadas pelo jornal, decidiu fazer o livro Bon Bagay, que significa “Coisas Boas”, com o acervo que sobrou. O livro mostra o contraste entre o cenário catastrófico do Haiti pós terremoto com a alegria dos haitianos.

Já na formação acadêmica, Marques é mestre em comunicação da Universidade de Brasília, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Estudou jornalismo no Centro Universitário de Brasília e também Administração no Centro Universitário do Distrito Federal.

Jornalista renomado, Alan recebeu vários prêmios, entre eles o 14º Concurso Latinoamericano de fotografía “Los Trabajos y Los Días” em Medellín na Colômbia em 2004, prêmios de jornalismo e de fotografia da Agência Brasileira de Segurança em 2005, menção honrosa João Primo 2006, um prêmio Folha de fotografia em 2009, Master Cup of Photojournalism e Black and White Spider award ambos em Londres em 2011, e recebeu honra ao mérito no prêmio Esso de 2012.

Alan também é Autor do livro “Nunca Antes – Uma viagem em 88 fotos pela Era Lula” e “Caçadores de Luz – histórias da fotojornalismo”.

Mem rias do Fotojornalismo – Alan Marques uma das refer ncias do fotojornalismo no Distrito Federal (Basic Small – WEB MBL (H2 from ESPM on Vimeo.