Márcia Zoet: projetos alternativos e fotojornalismo de qualidade

Confira o foto-áudio reportagem realizado pelos estudantes Beatriz Zara e Julia Salituro do 1º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre a fotojornalista Márcia Zoet.
Márcia Zoet nasceu do dia 26 de novembro de 1961, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Formou-se em Jornalismo pela UFJF em 1983 e logo começou a aturar no Jornal da universidade e posteriormente, como freelancer em algumas sucursais da grande imprensa em Belo Horizonte até chegar à redação do jornal Folha de São Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

É repórter fotográfica há mais de 30 anos, Márcia já realizou vários trabalhos importantes para empresas jornalísticas e alguns projetos pessoais, como “Donas da Bola”, realizado para a Copa do Mundo de 2014, em parceria com algumas das principais fotojornalistas brasileiras. O projeto foi tão bem-sucedido que acabou se transformando em livro e exposições itinerantes, como no Museu do Futebol.

Além do fotojornalismo, Márcia gosta de fotografar pessoas. Há mais de 20 anos é parceira do Museu da Pessoa, um museu virtual com um espaço para registrar, preservar e disseminar histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade.

Com isso, tem a oportunidade de conhecer e retratar pessoas incríveis por todo o país, além de colaborar com a mídia alternativa; fotografando as manifestações políticas nas ruas, principalmente, de São Paulo.

Há mais de 10 anos partiu para a fotografia corporativa, criando a Illumina Imagens e Memória, cujo trabalho apresenta fazer coberturas fotográficas, editoriais, empresariais e publicitárias.

Atualmente, colabora com a mídia alternativa, mostrando e divulgando fatos e evidências que não são explorados pelos noticiários dos grandes veículos de comunicação.

M rcia Zoet projetos alternativos e fotojornalismo de qualidade (Basic Small – WEB MBL (H264 400)) from ESPM on Vimeo.