A ONG Terapeutas do Trânsito realizou blitz nos semáforos das principais avenidas de São Paulo e nas ciclovias neste domingo (17). A campanha está sendo realizada durante todo o mês de maio para conscientizar a população e, consequentemente, reduzir o número de acidentes.
No domingo (17), foi à vez da Avenida Ibirapuera receber os Terapeutas. Eles fizeram uma ação nos semáforos ao redor do parque e conversaram com os motoristas enquanto os faróis estavam fechados. O objetivo é conscientizar e alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes no trânsito, ressaltando a importância do trânsito seguro.
Emanuel dos Santos foi um dos motoristas que conversou com esses terapeutas e comenta que acha interessante a iniciativa do movimento e da ONG. “Os acidentes de trânsito estão aumentando a cada dia mais. Não há tanta segurança como se pensa e a maioria das pessoas é irresponsável no trânsito. Esse movimento faz as pessoas pensarem o modo como elas agem no trânsito”. Santos também comenta que o movimento estimula os motoristas a repensarem suas atitudes no volante.
Entre outros dados, a ONG chama atenção para o número de mortes que ocorrem no trânsito das cidades. São mais de 3.000 por dia, segundo a OMS. Se se nada for feito, em 2020, mais de 1,9 milhão de pessoas vão morrer em acidentes rodoviários.
“Maio amarelo”
Os Terapeutas do Trânsito são apoiados pelo Maio Amarelo, projeto organizado pelo Poder Público e pela sociedade civil. Ele visa alertar a população do alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o Brasil. O movimento é precedido por outras ações como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, de conscientização sobre o câncer de mama e de próstata.
Por Mariana Yole (2º Semestre)