Jornalista espanhol visita a ESPM-SP para falar sobre a profissão

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Nem todos os brasileiros conseguem se virar com a língua espanhola, mas foi possível entender claramente o que foi dito pelo jornalista e professor Carlos Soría, ex-diretor da Agência Internacional Europa Press, durante uma palestra ministrada na ESPM-SP no dia 10 de abril, quinta- feira. O jornalista falou sobre a atual crise do jornalismo impresso e as estruturas da profissão. “Não há mais tanto interesse em comprar periódicos, porque perderam muito o valor social”, disse.
O convidado discutiu sobre o momento delicado pelo qual vive o jornalismo impresso. Com a entrada de novos meios de comunicação nas empresas jornalísticas (internet, redes sociais, portais), o impresso ficou em segundo plano. “A monomídia desapareceu, porque não cumpre a ideia de informação a qualquer hora.”

 

Carlos Soría fala sobre o jornalismo atual e as novas plataformas. Foto: Pedro Del Rodrigues.

Na visão do professor, todos os meios de comunicação devem passar a ser multiplataforma. “As empresas de comunicação passam a ser refinarias de informação que devem trabalhar em diversas plataformas.”
Também foram revelados dados que mostram que 60% do valor real de um jornal está concentrado no processo de produção e apenas 40% na criatividade. Soría informa que os dados são consequência de uma adaptação do jornalismo atual, o jornalismo do “entretenimento a qualquer hora”.
Segundo ele, o modelo de produção mais adequado para esse novo jornalismo seria um modelo de turbina, onde todas as plataformas estariam ligadas ao núcleo que passaria a ser digital.

Pedro Rodrigues e Letícia Teixeira (1° semestre)