James Nachtwey: importante fotojornalista de guerra

Share

Pelo foto-áudio-reportagem produzido por Giovanna Spilborghs e Helena Lara (2º semestre) do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, conheça um pouco da vida e obra de James Nachtwey, um dos mais importantes fotojornalistas de guerra da atualidade. Nachtwey nasceu em Massachusetts (EUA) em 1948 e, desde cedo, começou a se interessar pelo mundo da fotografia. Estudou História da Arte e Ciências Políticas. Foi em 1970, após ver a foto de Nick Ut da menina vietnamita correndo nua com o corpo queimado pela bomba de Napalm, que resolveu definitivamente seguir esta profissão. As imagens de seu trabalho são fortes, violentas e despertam as pessoas para o tão cruel que o mundo pode ser.

Nos anos 1970, começou sua carreira como fotógrafo em um jornal do estado americano do Novo México. Em 1980 mudou-se para Nova York e passou a atuar como freelancer para revistas. Sua primeira cobertura internacional foi no ano 1981, sobre os conflitos civis na Irlanda do Norte. Desde então, Nachtwey se dedicou a documentar guerras, conflitos e questões sociais críticas. Foram por ele registradas guerras, fome, poluição industrial, AIDS, e outros temas sociais. Trabalhou sem parar em lugares remotos de países, como Afeganistão, Sudão, Ruanda, Indonésia, Chechênia, Israel, Paquistão, Índia, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Líbano, Israel, Tailândia, Sri Lanka, Filipinas, Coreia do Sul, Somália, África do Sul, Rússia, Bósnia, Kosovo, Romênia, Estados Unidos e Brasil. Ele cobriu, por mais de 20 anos, boa parte das tensões bélicas da segunda metade do século XX.

Em 2001 foi lançado o documentário “Fotógrafo de Guerra” (War Photographer) sobre seu trabalho como fotógrafo. O diretor Christian Frei utilizou micro-câmeras especiais acopladas à câmera fotográfica dele, proporcionando ao público a oportunidade de acompanhar o fotojornalista em ação. O documentário foi filmado em dois anos durante os conflitos de Kosovo, Palestina e Indonésia.

James Nachtwey – fotojornalista de guerra (Source) from ESPM on Vimeo.